CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

DistrictHive®: O hotel-cápsula que oferece autossuficiência, Inteligência Artificial e conforto

21 de abril de 2022

A revolução no turismo já começou e está a surgir no coração do Deserto de Gorafe, em Granada, Espanha. Ali, um projecto turístico state of the art foi recentemente lançado com o objectivo de mudar o conceito tradicional que temos de alojamento de luxo para viajantes à procura de se desconectarem do mundo, mergulhando completamente no meio ambiente. A revolução chama-se DistrictHive®  e chegou com a intenção de se expandir.

DistrictHive é o primeiro módulo transportável e 100% autossuficiente que pode ser instalado em qualquer local, mesmo onde a construção não seja possível. Este módulo, criado pela empresa Districthive Lda, sedeada em Portugal, e com uma equipa internacional de arquitectos, engenheiros e designers de interior, foi projectado numa perspectiva multidisciplinar entendendo o turismo de uma forma sustentável, ecológica e responsável.

Valoriza a natureza ao não deixar nenhum vestígio da sua presença. O impacto ambiental na área de implantação é nulo, uma vez que não são consumidos recursos locais. Uma vez retirada, o lugar fica exatamente como antes da sua instalação. Este eco-hotel é capaz de gerar a sua própria água a partir do ar, a sua própria eletricidade a partir da energia solar, tem armazenamento energético suficiente para quatro dias sem sol, tem o seu próprio sistema de esgoto que transforma desperdício em cinza e as águas cinzentas são filtradas através de dois processos de filtragem para que a água possa ser usada na irrigação. A autonomia completa do módulo torna os serviços comuns e complementares desnecessários, enquanto optimiza recursos assegurando a redução da pegada de carbono.

Uma construção versátil com foco no design

A podtel é uma construção totalmente industrializada, chave na mão, transportada para o local e pronta a usar em algumas horas. Não assenta no terreno onde é implantada, não tem fundações e não requer nenhum tipo de canalização ou infraestrutura de saneamento. O sistema de suporte desenvolvido possui seis pés de fixação que, como uma nave espacial que acaba de pousar em Marte, pousa no solo.

O podtel é um pequeno módulo de 35m2 dividido em vários espaços: instalações sanitárias, uma cozinha-sala de jantar, um quarto (uma cama de casal e uma segunda cama de casal escondida), armários e prateleiras modulares multifuncionais, e também uma pequena e necessária sala para instalações, onde se concentra todo o equipamento técnico. O podtel tem também uma área de terraço. Todo o mobiliário, espaços de armazenamento, paredes e acabamentos, foram feitos com o máximo rigor e cuidado para que o resultado final fosse um design que intencionalmente procura uma imagem de luxo e conforto.

O turismo do futuro aposta na Inteligência Artificial

Automação e o uso de novas tecnologias são essenciais para o desenvolvimento do podtel. Uma mobile App controla todos os dispositivos e fornece informação sobre os níveis de energia, produção solar, temperatura, qualidade da água, produção de água… Também controla, entre outras coisas, a abertura de portas, o odor no interior, iluminação, som, TV, a compra de alimentos e bebidas a pedido ou a temperatura ambiente. Tudo isto a partir da APP, "DISTRICTHIVE": www.districthive.com/app.php

A cápsula é controlada por uma Inteligência Artificial chamada "Hivemind". Tem o seu próprio sistema embutido e motherboard que monitoriza todos os sistemas e consumos energéticos. É intuitiva e dá apoio aos hóspedes durante a sua estadia assegurando uma experiência high-tech enquanto relaxam e usufruem da envolvente natural em absoluta privacidade.

DistrictHive foi concebido e desenhado como o primeiro da chamada "Colónia Podtel”, um conceito novo e inovador de alojamento autónomo de luxo que estará espalhada por diferentes partes do mundo, todas ela remotas e com paiagens espetaculares.

No limite, é um modelo extremamente exclusivo que procura mostrar o valor do território, da paisagem, tornando aqueles lugares especiais e maravilhosos acessíveis à contemplação protegida, ao longo de todo o ano. O objectivo final é dar aos hóspedes uma experiência turística única para deleite de todos os sentidos. DistrictHive tem os podtels disponíveis para parcerias, colaborações internacionais, investimentos e novos locais de lançamento quer para o turismo quer para uso do sector privado.