CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Coimbra e Arouca eleitas pela Time entre os 100 locais do mundo a visitar em 2021

26 de julho de 2021

A revista TIME acaba de divulgar a lista dos locais mais extraordinários do mundo a visitar em 2021 e Coimbra – cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 e Arouca – são dos 100 lugares eleitos pela prestigiada publicação. 

A lista elaborada pela terceira vez pela revista norte-americana, elegeu nesta edição duas localidades portuguesas. 

De Arouca, que neste momento apresenta a maior ponte pedonal suspensa do Mundo é para a revista um local idílico é também na opinião de Tamara Hardingham-Gill, um destino onde se encontram os Passadiços do Paiva, as ruínas romanas e medievais da região, e o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, “um dos maiores edifícios em granito do país”.

A cidade, conhecida e reconhecida pela mais antiga universidade portuguesa, pela sua canção – o Fado de Coimbra – única no mundo e, também, por toda a modernidade que oferece, nomeadamente no campo na cultura, é uma das duas cidades portuguesas que figuram nesta lista. Em Coimbra, Hardingham-Gill,  destaca o Hastens Sleep Spa, o primeiro hotel criado pela empresa sueca de fabrico de colchões, com 15 quartos e a promessa de “proporcionar um sono superior”; e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, com exposições dedicadas a Mário Cesariny, Peter Zimmermann e Helena Almeida. “Coimbra está também a investir milhões na melhoria e preservação de monumentos nacionais, com obras de restauro já a decorrer nas ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, construído na margem do rio Mondego”, acrescenta.

Para Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “a cidade regista e agradece este reconhecimento internacional, que vem juntar-se a outros que, nos últimos anos, mostram inequivocamente que Coimbra vive, mesmo apesar da pandemia, um momento de valorização crescente dos seus patrimónios e das suas pessoas e é reconhecida por isso”. E acrescenta: “Pretendemos continuar a valorizar Coimbra, tornando-a, cada vez mais, uma referência nas mais diversas áreas, sempre com os olhos postos na Capital Europeia da Cultura 2027, à qual nos candidatamos e que temos uma profunda expectativa de vir a organizar”.