CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

Caxias vai receber o Hotel Mónaco de 4 estrelas num investimento de 13 milhões de euros

8 de janeiro de 2021

Voltado para o mar e para a marginal, o futuro Hotel Mónaco, de 4 estrelas, vai surgir a partir do antigo edifício, construído nos anos 40, que albergou o restaurante “Vela Azul”, tendo sido depois adaptado para instalação do mítico restaurante “Mónaco”, que se manteve em funcionamento até ao início dos anos 2000.

Promovido pela Terraços Cintilantes e com projecto do Mezia Arquitectos, atelier do arquitecto Pedro Mezia Lopes e cujo investimento é na ordem dos 13 milhões de euros.

Trata-se de um projecto que irá preencher um lugar de memórias para quem conhece Caxias, Oeiras. "É de referir que a dada altura o edifício dispunha como apoio ao restaurante desde cabeleireiro, algumas lojas e até quartos para alojamento/pernoita, sendo esse o programa, espirito e valências que se pretendem recuperar na presente intervenção", refere Pedro Mezia Lopes.

O arquitecto explica que a sua fachada principal, a manter na íntegra, apresenta uma arquitetura clássica de época com balaustrada, revestida a pedra e azulejo. O restante edifício é o infeliz reflexo das sucessivas ampliações e alterações que sofreu ao longo dos anos inerente às necessidades da sua utilização, pelo que é proposta a sua demolição.

Assim, "este projecto distingue-se e surge desta dualidade de intervenção e diferença de escala entre o largo da rua direita de Caxias (a reformular) e a avenida marginal. Desta forma o mesmo apresenta uma imagem mais conservadora e respeitadora da pré-existência na sua atual fachada principal, que se transforma nas fachadas a sul e poente para a avenida marginal num objecto propositadamente disruptivo em vidro, betão á vista e rede de metal distendido, por forma a pontuar uma localização na linha da avenida marginal, que por si só já dispensa apresentações", refere.

Terá uma área bruta de construção de aproximadamente 3.650,00 m2 distribuída por cinco pisos, e para além das 54 suítes e master suítes com dimensão, varandas e vistas privilegiadas, este hotel de 4 estrelas terá estacionamento em cave, zona de piscina/spa e um fantástico roof top bar. Prevê-se ainda a criação de um restaurante de grandes dimensões, apoiado por salas de refeições e conferências de menores dimensões, como memória do lugar e como elemento chave do programa do edifício agora projectado.

"Crê-se que este projeto assume uma importância fulcral no contexto actual, tendo em conta e enquadrado no excelente programa de atracção turística que a Câmara Municipal de Oeiras está a desenvolver, bem como pela mensagem que passa em pleno contexto de pandemia, de recuperação de um edifício/marco histórico abandonado há praticamente 20 anos, fazendo acreditar que se manterá o investimento já no futuro imediato, num sector fulcral para a economia do país", conclui o arquitecto Pedro Mezia Lopes.

De referir que as obras têm início em Julho de 2021 e término em Fevereiro de 2023.