CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

CTP alerta que diferenças entre regras e procedimentos de viagem condicionam a retoma do turismo

2 de setembro de 2021

A Confederação do Turismo de Portugal - CTP defende que é necessário existirem regras e procedimentos de viagem comuns internacionais, sendo incompreensível que organizações internacionais não cheguem a um entendimento quanto à harmonização de processos quando estamos perante uma pandemia.

Segundo a CTP, constata-se, a nível global, a falta de um sistema de certificação de vacinas reconhecido internacionalmente, o que está a dificultar a recuperação das viagens, uma vez que muitos turistas ficam confusos quanto aos requisitos de quarentena e restrições de viagem.

A Confederação refere ainda que a falta de confiança, o evitar de constrangimentos provocados pelas situações díspares e variadas entre países e as alterações decretadas à última hora levaram à perda de confiança dos consumidores, que acabaram por optar, na sua maioria, por viagens domésticas, prejudicando os destinos turísticos que dependem dos visitantes internacionais.

A CTP salienta que as vacinas foram um sinal de esperança para o sector, contudo, as regras fragmentadas e a falta de acordos mútuos continuam a restringir as viagens. Diferentes nações ditam regras distintas de comprovação do processo de vacinação, desde registos em papel até registos digitais.

A CTP alerta ainda para um outro problema: a falta de acordo internacional sobre o tipo de vacinas que são reconhecidas pelos diversos países, havendo algumas que não são aceites em muitas regiões do globo e até em países específicos.