CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Brasil presente na Bolsa de Turismo de Lisboa

15 de março de 2022

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur – marca presença, pela 32ª vez, na BTL (pavilhão 4), de 16 a 20 de Março, na FIL, em uma edição que destaca a retoma do setor turístico e o posicionamento do Brasil como uma tendência mundial para os próximos anos.

Portugal está entre os países que regista maior afluência aos destinos brasileiros, ocupando o 8º lugar no ranking de países emissores.  Dados do Ministérios do Turismo apontam que mais de 93% dos turistas portugueses que vieram ao país possuem a intenção de regressar. Em 2020, o Brasil foi o sexto país mais visitado pelo povo português, sendo o primeiro fora da Europa.

Além da familiaridade histórica e de idioma, a proximidade social e cultural supera a distância geográfica que existem entre os dois países – e é um dos principais motivos de visita a este destino. Outro aspecto que facilita a viagem ao Brasil é a dispensa de visto para fins turísticos, de negócios, desportivos ou artísticos, para permanência no país por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

Durante esta edição da BTL, a Embratur apresentará as novidades e oportunidades de negócio de mais de 25 expositores brasileiros, entre os quais destinos, operadores de turismo, redes hoteleiras, companhias aéreas, entidades de captação de eventos, entre outros. A participação da Embratur nesta feira faz parte da estratégia do governo brasileiro de tornar o sector turístico uma prioridade na retoma económica do país.

A recuperação nesta fase de pós pandemia é gradual e o Brasil tem actualmente uma das 10 maiores taxas de vacinação contra a COVID-19 do mundo (73% da população está com ciclo vacinal completo, de acordo com a Our World in Data).

Desta forma, o Brasil retoma com força total o seu posicionamento enquanto potência turística, especialmente no segmento de turismo na natureza, um dos destaques desta edição da BTL.  Este posicionamento está alinhado com os segmentos mais procurados pelos portugueses – que, acima de tudo, procuram sol e praia (55,6%), ecoturismo e aventura (20,4%), e cultura (20,8%).