CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Arranca construção do Hotel Meliã Lisboa

28 de julho de 2020

Já arrancaram os trabalhos de construção do hotel Meliã Lisboa, a primeira unidade de cinco estrelas gerida pela cadeia hoteleira espanhola em Portugal, com 240 quartos e deverá estar concluído em segunda metade de 2022.

Situado no cruzamento da Avenida António Augusto de Aguiar com a Avenida Fontes Pereira de Melo, junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa, a gestão do projecto e da construção é assegurada pela Engexpor, que tem acompanhado o empreendimento desde a fase inicial de estudo e conceito, trabalhando em colaboração com a equipa de projecto. O contrato foi atribuído pelo Discovery Portugal Real Estate Fund, assessorado pela Explorer Investments que, em resultado de uma parceria firmada com a Meliã Hotels International, irá desenvolver o projecto hoteleiro.

Além dos 240 quartos, terá um restaurante aberto 24 horas por dia, bar-lounge na cobertura com vista panorâmica sobre a cidade, salas de convenções e centro de congressos com capacidade até 550 pessoas. Assente no conceito “bleisure”, isto é, adaptado a negócios e lazer, conta ainda com health club e welness center. Ao todo, serão 22.220 m² de área bruta de construção, distribuídos por 14 pisos acima do solo e ainda seis pisos subterrâneos.  

De acordo com Miguel Alegria, CEO da Engexpor, “o Meliã Lisboa será uma referência para a cidade, quer pelos elevados padrões de qualidade, quer pelo seu contributo para valorizar uma localização estratégica, mas que durante largos anos esteve abandonada. É, por isso, com muito entusiasmo que iniciámos esta obra, onde os níveis de rigor, qualidade e eficiência em todo o processo serão otimizados através do uso de uma metodologia inovadora que será cada vez mais uma tendência em Portugal”. 

Além da gestão de projecto e da construção, a Engexpor tem a cargo a gestão e a coordenação a nível do BIM (Building Information Modelling), fornecendo as directrizes sobre a forma como o mesmo deve ser executado. O BIM é uma metodologia aplicada à gestão de projectos que permite não só a modelação e análise 3D, mas também criar e gerir toda a informação de modo centralizado, normalizado e integrado ao longo de todo o ciclo de vida de um activo. É uma prática que tem vindo a ganhar grande destaque na área de projecto, construção e operação a nível internacional e que está a ser crescentemente implementada em Portugal.