CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM de Torres Novas

Torres Novas vai ter uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF)

8 de janeiro de 2024

O município da do distrito de Santarém aprovou adjudicação da empreitada que vai custar 1,9 milhões de euros, financiados na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cardilium

A obra foi adjudicada à  Nov Pro Construções S.A., pelo valor de 1,9 milhões de euros (mais IVA) e tem prazo de execução de 550 dias. A proposta de adjudicação da obra, financiada a 100% no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foi aprovada na reunião privada do executivo da Câmara de Torres Novas, realizada a 4 de Janeiro.





O novo equipamento, que irá ficar localizado na avenida Xanana Gusmão, junto ao Hospital Rainha Santa Isabel, vai ter uma capacidade prevista para 14 mil utentes e permitir o alargamento da equipa dos actuais cinco médicos de Medicina Geral e Familiar para oito, incrementando a capacidade de atendimento em cerca de 40%, considerando os 8.500 utentes actuais.

Todo o edifício vai estar preparado para a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada e tem incorporadas soluções passivas para responder a condições de conforto térmico, iluminação e eficiência energética, quer ainda pelas soluções construtivas adaptadas em matéria de isolamento térmico e acústico. No que diz respeito ao estacionamento, encontra-se prevista uma capacidade de 67 lugares, sendo três afectos a pessoas com mobilidade condicionada, que se localizam na zona mais próxima da entrada, e dois estacionamentos reservados exclusivamente a ambulâncias, para além da reserva de um lugar para paragem nas manobras de carga e descarga de pacientes.