Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Tempo de anúncios de casas para venda passa de sete meses para menos de dois meses nos últimos três anos

 

Tempo de anúncios de casas para venda passa de sete meses para menos de dois meses nos últimos três anos

7 de março de 2023

A disponibilidade dos anúncios online na plataforma do Imovirtual tem sofrido um decréscimo ao longo dos últimos três anos. O tempo médio dos anúncios em 2021 foi de 4,5 meses e, em 2022, foi de 2,4 meses, descendo assim para quase metade do tempo. A partir do final de 2022 e início de 2023, este período desce para menos de dois meses.

Em Janeiro de 2021, o tempo médio em que o anúncio ficava online era de 7,5 meses, sofrendo gradualmente uma queda ao longo do ano e chegando a estar online apenas 3,8 meses em Dezembro. Em 2022, essa quebra foi menos acentuada, ainda assim a registar-se um tempo de disponibilidade do anúncio cada vez mais curto, de 3 meses no início do ano para entre um mês e meio e dois meses, em Dezembro.

Em conformidade, pode-se observar o mesmo com a quantidade de anúncios disponíveis para venda. Comparando Janeiro de 2023 com Janeiro de 2021 verifica-se um decréscimo percentual de -24% da oferta de casas disponível. O mesmo aconteceu em Janeiro de 2023 face ao mesmo mês de 2022, com um decréscimo de -12%. Em 2021, a oferta manteve-se relativamente constante até setembro, quebrando sobretudo no último trimestre. Ao longo de 2022, o decréscimo de oferta foi mais gradual ao longo dos meses.

"O volume de oferta e o período em que a casa está disponível têm vindo a diminuir. Podemos assim concluir que as casas se têm vendido mais rápido do que há uns anos, porque consequentemente o tempo em que o anúncio fica online é menor. Esse facto, aliado à escassez de oferta em relação a uma procura contínua, criam uma pressão crescente no mercado, criando condições que levam ao aumento de preços de venda que temos vindo a sentir", salienta Diogo Lopes, Marketing Manager do Imovirtual.