CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Foto de Região de Turismo do Porto e Norte

Sierra e PGIM lançam joint venture na área do turismo e adquirem primeiro hotel no Porto

9 de abril de 2024

A Sierra, multinacional que opera de forma integrada no sector imobiliário, e a PGIM, um dos maiores gestores de imobiliário do mundo, assinaram um acordo para lançar um novo veículo de investimento sob a forma de joint venture com a experiente equipa de gestão operacional na área da hotelaria da Iberian Hospitality Solutions (IHSP), liderada por Gonçalo Batalha.

Esta joint venture marca mais um passo na estratégia de diversificação da Sierra, tanto do ponto de vista setorial (hotelaria) como do tipo de investimento (ativos de hotelaria value-add) e tem como objetivo um valor bruto de ativos (GAV) de €200 milhões.

A joint venture visará hotéis de dimensão considerável em destinos turísticos consolidados e irá procurar implementar estratégias para maximizar a criação de valor. A primeira aquisição é um hotel de categoria superior em pleno centro do Porto. Situado a uma curta distância das principais atrações da cidade, tem inauguração prevista para a segunda metade de 2024 e o objetivo de se tornar uma referência no mercado turístico do Porto.

"O mercado hoteleiro e de lazer é, desde há muito tempo, um sector fundamental para a economia ibérica. Portugal é um dos principais mercados hoteleiros do sul da Europa, atraindo uma procura internacional crescente, e com potencial significativo decorrente de melhorias na qualidade da oferta para satisfazer as exigências da procura internacional. Na actual conjuntura, os investidores procuram investimentos que acrescentem valor, que ofereçam protecção face à inflação e que gerem fluxos de caixa para obterem retornos atractivos. A nossa estratégia tem como objectivo consolidar os operadores locais e melhorar a qualidade da oferta para os hóspedes. A nossa parceria com a Sonae Sierra e a IHSP e a aquisição do primeiro hotel no Porto confirmam as nossas perspetivas positivas para a região e a estratégia implementada", refere Nabil Mabed, Head of France, Spain and Portugal na PGIM Real Estate

Luis Mota Duarte, Chief Financial Officer and Executive Director, Investment Management na Sierra, acrescentou: "Estamos muito satisfeitos por nos associarmos à PGIM Real Estate e à equipa de Gonçalo Batalha, com quem vemos uma oportunidade para executar uma estratégia evidente de criação de valor no segmento europeu da hotelaria, reunindo as nossas distintas capacidades de investimento e de gestão de ativos. Este é o nosso primeiro veículo dedicado à hotelaria, o que comprova a nossa ambição de cobrir o espetro completo de classes de ativos e setores com competências específicas, incluindo a nossa recente aquisição no Porto."

"No actual contexto de mercado, marcado por taxas de juro mais elevadas e por requisitos de investimento consideráveis para restabelecer padrões de qualidade mais elevados na hotelaria, vemos nesta nova plataforma a oportunidade de obter retornos superiores ajustados pelo risco. Acreditamos numa tendência positiva a longo prazo para o setor do turismo, uma vez que a percentagem de rendimentos alocada a experiências continua a crescer, fortemente suportada por um conjunto de factores estruturais atrativos", avança Gonçalo Batalha da IHSP.