Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Avenida Centro, Setúbal

Avenida Centro, Setúbal

Setúbal lidera crescimento do mercado imobiliário português

28 de outubro de 2025

O mercado imobiliário nacional continua em trajectória ascendente, com os preços médios das casas a subirem 7,6% em relação ao ano anterior e a registarem uma ligeira descida de 0,3% numa base mensal. Setúbal está a impulsionar este crescimento, com os valores a subirem 17,6% ao ano, seguida de perto por Santarém e Portalegre.

Estes são dados revelados na última análise de mercado da eXp Portugal. A pesquisa mostra ainda que, os preços dos imóveis continuaram a subir em grande parte do país, apoiados pela forte procura de compradores nacionais e internacionais, com um aumento de 0,3% em relação ao mês anterior e de 7,6% em relação ao ano anterior.

Como referido,  Setúbal registou o crescimento mais forte ao longo do último ano (+17,6%), com Santarém (+17,4%), Portalegre (+17,2%) e Beja (+17,2%) também a apresentarem um bom desempenho.

A Madeira registou um dos aumentos mensais mais notáveis (+3,0%), a par de um crescimento anual robusto de 14,8%. Viseu registou a taxa de crescimento mensal mais forte, com +5,9%, com base num aumento anual já impressionante de 13,7%.

Outros aumentos anuais de dois dígitos foram observados em Castelo Branco (+12,6%) e Aveiro (+11,0%), enquanto Évora (+10,9%) e Braga (+10,8%) também registaram um dinamismo saudável. Leiria (+9,3%), Viana do Castelo (+9,2%) e Faro (+8,7%) seguiram-se de perto, refletindo a força generalizada do mercado tanto em Portugal continental como nas suas regiões insulares.

Na extremidade inferior da escala, Bragança (+1,0%), Vila Real (+5,6%) e Lisboa (+6,7%) registaram o crescimento anual mais fraco. Cada uma destas regiões também registou um declínio mensal, de -2,6%, -2,7% e -1,1%, respetivamente, sugerindo um período de estabilização dos preços em alguns dos mercados mais maduros do país.

"O mercado imobiliário português continua a mostrar a sua resiliência, com um crescimento forte e amplamente distribuído por todo o país.

A emergência de Setúbal e Santarém como regiões líderes destaca como a procura se está a espalhar para além dos tradicionais centros económicos de Lisboa e Porto, impulsionada por factores de estilo de vida, acessibilidade e melhores ligações de transportes.

Na eXp, a nossa abordagem centrada na tecnologia garante que os agentes permaneçam ágeis e responsivos a estas mudanças regionais. Ao equipar a nossa rede com ferramentas digitais avançadas e informações baseadas em dados, estamos a ajudar compradores e vendedores a agir com confiança num mercado que continua a evoluir e a expandir-se", refere João Miguel Louro, diretor da eXp Portugal.