CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem 3D do prometido hospital

Seixal corre em prol de um hospital há décadas prometido

31 de maio de 2023

No próximo dia 3 de Junho, a partir das 20.30 horas, na Baía do Seixal, decorrerá a Corrida e Caminhada pela Construção do Hospital do Seixal. Numa organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal e Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, esta reivindicação, defendida há mais de 20 anos, contará com o contributo e a participação da população, movimento associativo e sindical e agentes económicos e sociais do concelho.

“Mais uma vez, população, autarquias e várias entidades unem-se na defesa deste equipamento essencial e integrado no Serviço Nacional de Saúde” - refere a autarquia da margem sul do Tejo, que recorda tantas outras iniciativas já levadas a cabo com o mesmo objectivo. E continua a não haver hospital!

São conhecidas e denunciadas a carência de infraestruturas hospitalares nesta área da Grande Lisboa, levando a uma sobrecarga e pressão sobre a única unidade de dimensão ali existente, o Hospital Garcia de Orta, em Almada.



Uma população residente em crescimento

“As promessas sucessivamente adiadas por parte do Poder Central fizeram com que hoje, em 2023, o hospital no Seixal ainda não esteja construído. A população do concelho continua a aguardar e a exigir que este equipamento fundamental para a vida das populações se concretize. O hospital no Seixal é um equipamento essencial num concelho com graves carências em termos de cuidados de saúde, com cerca de 40 mil utentes sem médico de família», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Recorde-se que em 2009, o Estado assinou o Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Novo Hospital Localizado no Seixal. Após vários avanços e recuos, foi finalmente contemplada no Orçamento do Estado para 2017 uma verba de 10 milhões de euros para o lançamento do concurso público para o projecto de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade. O Governo comprometeu-se a ter o hospital pronto até ao final de 2019.

Nesse ano, mais uma vez, o governo anunciou novo adiamento, assumindo que durante o primeiro trimestre de 2023 apresentaria o projecto de execução para posterior lançamento do concurso para a construção. No entanto, estamos a chegar ao final do primeiro semestre sem que o projecto de execução tenha sido apresentado e presume-se como inevitável novo atraso e incumprimento dos prazos anunciados pelo Governo.

Do arco de municípios da margem sul do Tejo da Grande Lisboa, o Seixal  é o mais extenso em território (95,50 km² de área) e também o mais populoso: 166.525 habitantes (em 2021) e tal como todos os concelhos vizinhos tem visto a sua população aumentar face aos preços que a habitação atingiu na capital, ali mesmo do outro lado do rio.