Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Seixal corre em prol de um hospital há décadas prometido

Imagem 3D do prometido hospital

Seixal corre em prol de um hospital há décadas prometido

31 de maio de 2023

No próximo dia 3 de Junho, a partir das 20.30 horas, na Baía do Seixal, decorrerá a Corrida e Caminhada pela Construção do Hospital do Seixal. Numa organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal e Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, esta reivindicação, defendida há mais de 20 anos, contará com o contributo e a participação da população, movimento associativo e sindical e agentes económicos e sociais do concelho.

“Mais uma vez, população, autarquias e várias entidades unem-se na defesa deste equipamento essencial e integrado no Serviço Nacional de Saúde” - refere a autarquia da margem sul do Tejo, que recorda tantas outras iniciativas já levadas a cabo com o mesmo objectivo. E continua a não haver hospital!

São conhecidas e denunciadas a carência de infraestruturas hospitalares nesta área da Grande Lisboa, levando a uma sobrecarga e pressão sobre a única unidade de dimensão ali existente, o Hospital Garcia de Orta, em Almada.



Uma população residente em crescimento

“As promessas sucessivamente adiadas por parte do Poder Central fizeram com que hoje, em 2023, o hospital no Seixal ainda não esteja construído. A população do concelho continua a aguardar e a exigir que este equipamento fundamental para a vida das populações se concretize. O hospital no Seixal é um equipamento essencial num concelho com graves carências em termos de cuidados de saúde, com cerca de 40 mil utentes sem médico de família», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Recorde-se que em 2009, o Estado assinou o Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Novo Hospital Localizado no Seixal. Após vários avanços e recuos, foi finalmente contemplada no Orçamento do Estado para 2017 uma verba de 10 milhões de euros para o lançamento do concurso público para o projecto de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade. O Governo comprometeu-se a ter o hospital pronto até ao final de 2019.

Nesse ano, mais uma vez, o governo anunciou novo adiamento, assumindo que durante o primeiro trimestre de 2023 apresentaria o projecto de execução para posterior lançamento do concurso para a construção. No entanto, estamos a chegar ao final do primeiro semestre sem que o projecto de execução tenha sido apresentado e presume-se como inevitável novo atraso e incumprimento dos prazos anunciados pelo Governo.

Do arco de municípios da margem sul do Tejo da Grande Lisboa, o Seixal  é o mais extenso em território (95,50 km² de área) e também o mais populoso: 166.525 habitantes (em 2021) e tal como todos os concelhos vizinhos tem visto a sua população aumentar face aos preços que a habitação atingiu na capital, ali mesmo do outro lado do rio.