Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Seixal apresenta candidatura para construir Central de Produção de Hidrogénio Verde no concelho

 

Seixal apresenta candidatura para construir Central de Produção de Hidrogénio Verde no concelho

21 de julho de 2023

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou a suspensão parcial da 1.ª revisão do Plano Director Municipal do Seixal, de forma a viabilizar a formalização de uma candidatura para a construção de uma Central de Produção de Hidrogénio Verde, a partir de fontes de energia 100% renováveis, que aposta nas três tecnologias principais de utilização desta fonte de energia, nomeadamente: tecnologia gas-to-gas; sector da mobilidade e tecnologia gas-to-power. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, "o projecto apresentado representa uma nova era para o sistema energético nacional, que passa pela descarbonização do sector energético e pela independência energética de Portugal face ao mercado energético exterior. Esta medida irá aliar a energia solar à produção de hidrogénio e a sua consequente injecção na rede de gás natural".

Sobre este assunto, refira-se que o Green Pipeline Project (projeto pioneiro a nível nacional) está a ser implementado no município do Seixal, desde o ano passado, e tem como principal objetivo levar a energia natural do hidrogénio a um conjunto de utentes, através da injeção de hidrogénio verde na rede de gás natural. Este projecto inovador, que pretende contribuir para o cumprimento das metas de descarbonização com que o país está comprometido, permite uma maior sustentabilidade ambiental no abastecimento energético das habitações. A Câmara Municipal do Seixal é um dos principais parceiros deste projecto, a par da Gestene (empresa sediada no Seixal e produtora de hidrogénio para este projecto) e da Floene que é responsável pela distribuição do gás com a integração do hidrogénio.

No futuro, este projecto irá estender-se a todo o território nacional, sendo os primeiros utentes um conjunto 80 agregados familiares e empresas do concelho do Seixal (70 residenciais, uma industrial e as restantes oriundas do setor terciário), incluindo o edifício dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal. 

O hidrogénio verde é o elemento químico mais leve e abundante existente no universo, tornando-se num portador de energia com elevada densidade, não emitindo gases com efeito de estufa durante a sua produção. É, por isso, considerado uma solução limpa para processos industriais, armazenamento de energia, substituição de combustíveis fósseis nos transportes ligeiros e pesados e com potencial para substituir o gás natural como fonte de calor.