CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

SAMA: um novo condomínio na Comporta

13 de setembro de 2023

SAMA é o nome do novo condomínio privado que está a nascer na região da Comporta. Um conjunto de apenas 16 villas exclusivas estende-se por uma propriedade com uma área total de 86 500 metros quadrados (m²), garantindo privacidade e muito espaço ao ar livre para desfrutar da natureza circundante. O promotor é a Tan Investments, empresa focada no mercado residencial prime de Lisboa e o projecto arquitectónbico é da autoria do atelier CHP arquitectos.

Implantadas em lotes individuais que podem chegar aos 11 400 m², as moradias contam com áreas entre os 237 m² e 438 m² e tipologias que vão do T2 ao T5. Em cada casa há uma piscina privativa, jardim e terraços na cobertura que proporcionam vistas panorâmicas sobre a envolvente natural.



O SAMA tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2026 e preços de venda a partir de 1,8 milhões de euros para as nove unidades disponíveis. A Athena Advisers está a comercializar este projeto residencial, cuja casa mais cara é um T5 com preçço de venda de 5,5 milhões de euros

Na opinião, David Moura-George, director geral da Athena Advisers, o SAMA “reúne todos os atractivos para compradores que buscam um produto diferenciador, fora do padrão habitual, numa localização ímpar”,refere . “Atendendo às características excepcionais deste produto, essa procura pode ser motivada por várias razões: para residir, ter uma casa de férias para reunir amigos e família ou para investimento num destino turístico altamente exclusivo e onde o imobiliário continua a valorizar”, acrescenta Moura-George.



De acordo com o SIR (Sistema de Informação Residencial da Confidencial Imobiliário), a média do asking price para um imóvel de construção nova na região da Comporta passou de 2671 euros/m², em 2020, para 7 063 euros/m², em 2022, com 5 % das casas a chegarem ao valor de 10 472 euros/m².

De acordo com David Moura-George, este crescimento tem sido “impulsionado por uma procura que continua a aumentar para uma oferta que se mantém muito limitada, nomeadamente quando os clientes procuram casas prontas ou em construção. Por isso mesmo, este projecto que já começou a ser construído e oferece um potencial para gerar taxas de rentabilidade entre 4 e 6% no mercado de arrendamento, é uma excelente oportunidade para garantir uma propriedade de luxo na região.”



Localizado na região da Comporta, o empreendimento goza de todas as vantagens reconhecidas a este popular destino da costa alentejana a pouco mais de uma hora a sul de Lisboa: praias de extensos areais e águas azul-turquesa, dunas, arrozais, paisagens de pinheiros mansos e a gastronomia de sabor alentejano servida em restaurantes típicos ou nos novos espaços de cozinha de autor, cada vez mais comuns na região.

Ainda que a privacidade da localização seja um privilégio do projecto, a acessibilidade aos serviços e lazer da região é outro dos seus pontos fortes. A praia mais próxima, a do Carvalhal, fica apenas a 10 minutos de carro, o campo de golfe de Troia está a meia hora e o centro da Comporta e de Grândola encontra-se a 17 minutos de condução.