CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Rent Gap Monitor: Revela discrepância de 30,2% entre valor de renda em Lisboa e expectativa dos inquilinos

21 de março de 2024

O relatório, que analisa as disparidades de rendas em 23 cidades europeias, mostra que Lisboa e Porto apresentam discrepâncias de 30,2% e 12,1%, respectivamente, de acordo com o Rent Gap Monitor da HousingAnywhere, que revela a disparidade entre as rendas de mercado e as expetativas dos inquilinos na Europa.

O estudo indica que enquanto o preço mediano da renda de um apartamento em Lisboa é de 1.693 euros, os inquilinos esperavam encontrar um apartamento por 1.300 euros, o que conduziu a uma diferença em números absolutos de 393 euros. No Porto, a renda mediana é atualmente de 1.184 euros, mas os inquilinos esperavam encontrar um alojamento adequado por 1.056 euros, o que expõe uma diferença de 128 euros.

Aumento das rendas no Porto aumenta a diferença de preços
O Porto registou o maior aumento em comparação com o ano passado, apesar de ainda registar uma das menores taxas de discrepância da Europa, com apenas 12,1% - passando de uma diferença de 19 euros para 128 euros. Este aumento vem na sequência de um dos maiores aumentos anuais de preços dos apartamentos (16,9%), no quarto trimestre de 2023, também este registado no Porto. 

Por outro lado, a discrepância entre o preço de arrendamento e o previsto em Lisboa diminuiu substancialmente, de 667 euros para 393 euros, influenciada por uma diminuição anual de 10,9% do preço das rendas dos apartamentos.

O Rent Gap Monitor da HousingAnywhere compara o preço mediano dos apartamentos (na sua maioria mobilados) listados na plataforma de arrendamento de médio prazo, com o preço máximo mediano definido pelos utilizadores no filtro de pesquisa quando procuram um apartamento para arrendar. O relatório analisou mais de 2,9 milhões de pesquisas em 23 cidades europeias nos últimos trimestres de 2023 e 2022.

Discrepâncias além fronteiras 
Considerando as 23 cidades analisadas, Roterdão tem a diferença mais pequena em termos absolutos (47 euros), enquanto Roma tem a maior diferença (521 euros). Em termos relativos, Colónia é a cidade com a maior diferença (com uma diferença de 47,1%), enquanto Roterdão volta a ocupar a posição mais baixa (uma diferença de 3,1%).

Segundo Djordy Seelmann, CEO da HousingAnywhere, "a disparidade entre os preços de mercado e as expetativas dos arrendatários é significativa em algumas cidades europeias, refletindo os desafios que os arrendatários enfrentam para encontrar alojamento a preços acessíveis em mercados de arrendamento sob pressão. No entanto, em 14 das 23 cidades, observámos uma diminuição desta diferença em relação ao ano passado. Juntamente com o facto de os preços das rendas na nossa plataforma terem registado o aumento anual mais baixo no final de 2023 nos últimos dois anos, isto oferece uma luz de esperança no meio da crise da habitação”.

Em Espanha o cenário é variado 
Embora Madrid e Valência não apresentem as taxas de discrepância mais elevadas da Europa (15,4% e 30%, respetivamente), estas aumentaram consideravelmente no último ano. A taxa de discrepância de preços de Madrid aumentou 84,6% e a de Valência aumentou 38,4%. Por outro lado, Barcelona segue uma tendência diferente, com um decréscimo de 21,1% na diferença, resultando numa taxa de discrepância de 10,8%.

Alemanha tem a taxa mais elevada de discrepância de rendas
A cidade de Colónia apresenta a diferença de preço de renda mais significativa entre as 23 cidades analisadas, com uma notável taxa de discrepância de 47,1%. Enquanto o preço mediano da renda de um apartamento em Colónia é de 1490 euros, os inquilinos previam encontrar alojamento por 1013 euros, revelando uma diferença de 477 euros. Outras cidades alemãs também ocupam lugares de destaque, com Munique e Hamburgo em terceiro e quinto lugar, respetivamente, com taxas de discrepância de 35,1% e 34,2%. Berlim e Frankfurt ocupam posições inferiores, com 20,4% na capital e 17,1% em Frankfurt.

Itália lidera em números absolutos 
Roma regista a segunda diferença de preços mais elevada da classificação, com  35,2%. No entanto, mantém a primeira posição em números absolutos. No final de 2023, os inquilinos que procuravam um apartamento em Roma esperavam pagar 1479€, enquanto o preço mediano da renda era de 2000€, resultando numa diferença de 521 euros. Milão, Turim e Florença também apresentam discrepâncias de 20%, 18,8% e 13,6% respectivamente, tendo todas diminuído em comparação com o ano anterior.


Nos Países Baixos,  as expetativas encontram (parcialmente) a realidade
Depois de registar a descida mais acentuada das taxas, a diferença em Roterdão é de 3,1% com uma diferença de 47 euros. Já Amesterdão apresenta um cenário diferente, com uma diferença de 22,2%, resultando numa diferença de 400 euros devido aos preços elevados.