CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM de Loulé

Foto atelier vmsa arquitectos

Reabilitação do Solar da Música Nova em Loulé distinguida pela Ordem dos Arquitectos

14 de fevereiro de 2023

A reabilitação do Solar da Música Nova, em Loulé, ganhou a 2ª edição do Prémio Regional de Arquitectura – Algarve 2022, na categoria “Reabilitação”.

Da autoria do arquitecto Victor Mestre, do atelier vmsa arquitectos, a intervenção levada a cabo no Solar da Música Nova – antigo Solar da família Barros e Aragões - teve por objectivo principal reinstalar o uso educativo e cultural no edifício de dois pisos, datado do séc. XVIII, entretanto adquirido pelo município algarvio de Loulé. O imóvel, durante anos ocupado pela banda filarmónica “Música Nova”, encontrava-se num avançado estado de degradação e foi alvo de uma remodelação profunda.


Foto do atelier vmsa arquitectos


O edifício de dois pisos foi adquirido pela Câmara de Loulé, do distrito de Faro, tendo os trabalhos de reabilitação orçado em 2,5 milhões de euros, anunciou o município em comunicado.

O projeto de reabilitação permitiu dotar o imóvel com um auditório municipal e de instalações para acolher o Conservatório de Música Francisco Rosado e a sede da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

“O objectivo inerente a esta recuperação foi o de melhorar e reforçar as infraestruturas de apoio ao ensino de música”, conclui a nota da Câmara de Loulé.