CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Puro Homes

Puro Homes em Aveiro é o empreendimento que une a madeira ao betão

17 de agosto de 2022

Localizado na nova zona da cidade de Aveiro, o Puro Homes com assinatura do arquitecto Mário Alves, pretende tirar o maior proveito das características do lugar, tais como as vistas e a exposição solar.

O projecto tem como base dar resposta a um programa especí­fico de habitação colectiva. O terreno encontra-se situado entre dois lotes, dos quais, ainda não se encontram edificados. Como tal, a ideia de projecto tem como base marcar o destaque de um novo desenho nesta nova zona.

Puro Homes

O projecto pretende tirar o maior proveito das características do lugar, tais como as vistas e a exposição solar. O volume proposto é composto por um desenho em lâminas para poder estender o espaço interior para o exterior, e, ao mesmo tempo, personificar a linha do horizonte presente no local no desenho do projecto. A sua materialidade bruta em betão pretende dar enfase à sua personalidade irreverente. 

Puro Homes

O vidro, além da transparência que pretende criar nos espaços na sua relação com o exterior pretende atribuir aos elementos horizontais maciços de betão a concepção de leveza. O movimento existente no centro de cidade é visível nas lâminas presentes na fachada.

Estas, para além de dar privacidade ao interior das habitações quando pretendido, criam um efeito rí­tmico de sombras que transcreve ao edifí­cio uma ideia de movimento e de constante transformação.

O acesso ao edifí­cio desenvolve-se a partir de duas entradas principais. A configuração do espaço interior da habitação passa por enquadrar o espaço social em primeira plano e preservar o refúgio e privacidade do espaço privado.

Puro Homes

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Puro Homes

Atelier de Arquitectura: Mário Alves arquitecto

Website: www.marioalvesarquiteto.pt

Localização: Aveiro

Ano de conclusão da obra: 2021

Área total construí­da (m2): 3277.00m2

Construtora: Ponto Urbano - Consultores Imobiliários lda

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website : www.ivotavares.net

Puro Homes - Fotografias Ivo Tavares