CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

Alfândega do Porto - Imagem Portugal Home Week

Portugal Home Week regressa amanhã ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto

14 de junho de 2023

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto será o palco da 3ª edição do Portugal Home Week, que decorre amanhã e sexta-feira, com a exposição de produtos de cerca de 50 empresas das indústrias portuguesas, de mobiliário e colchoaria, têxteis-lar, iluminação, utilidades domésticas, cerâmica decorativa e utilitária, e com debates sobre o futuro de um dos clusters mais exportadores da economia nacional juntando designers e arquitectos.

O evento organizado pela APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, com o apoio institucional da aicep Portugal Global, tem como propósito promover, no “Home Show”, as últimas tendências, soluções e inovações de cerca de 50 empresas portuguesas a profissionais de todo o mundo, incluindo arquitetos, designers, jornalistas e compradores.

O certame convida ainda ao debate e à reflexão no “Home Summit”, que terá este ano como mote “Projectando a Casa do Futuro”. No dia 15, pelas 14h30, a conferência moderada por Manuel Aroso, docente da Universidade do Porto, contará com a participação de um painel de especialistas nacionais e internacionais: Paula Santos, Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos, Paulo Merlini, arquiteto e fundador da Paulo Merlini Arcitects, Fabián Pellegrinet Conte, designer e consultor, Susan Fischer, arquiteta e consultora internacional de Cores e Antony Cestra, arquitecto sénior associado do Rockwell Group. No mesmo dia, pelas 16h30 realiza-se, ainda uma conferência com Clara del Portillo, designer e partner da Yonoh Studio. No dia 16, pelas 14h30, o debate irá reunir Susana Xavier, fundadora da Barro, Le Brimet, (Re)Generative Computational Designer and Creative Director, Tiago Patrício Rodrigues, Director Criativo da Pura Cal, e Elias Barros, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes. A partir das 16h00 realiza-se a conferência com Cintion Dixon, Presidente do Comité de Diversidade, Equidade e Inclusão da ADIS New York Metro, e para as 18h00 está marcado um workshop com Wendy Saunders, arquitecta e co-fundadora da AIM Architecture.

O evento exclusivo para profissionais e estudantes é complementado por iniciativas como reuniões entre empresas e importadores e pela possibilidade de o público internacional visitar as instalações das empresas participantes para conhecer de perto a produção nacional. No primeiro dia do evento, no jantar de gala, serão ainda entregues os prémios PME Exportador 2021” às cinco empresas mais exportadoras do universo APIMA.

Para Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA, o Portugal Home Week é uma oportunidade única para empresas e profissionais: “Durante dois dias proporcionamos o contacto direto entre as empresas e compradores, dando a possibilidade aos visitantes de conheceram em primeira-mão a qualidade e inovação dos produtos portugueses. Por outro lado, abrimos ainda espaço ao debate com especialistas nacionais e internacionais, numa troca de ideias e perspetivas que serão úteis para todos aqueles que trabalham as diversas áreas da Fileira Casa”.

Na terceira edição do Portugal Home Week esperam-se visitantes oriundos de mercados como os EUA, Canada, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Bélgica e também dos países nórdicos.

Recorde-se que as indústrias da Fileira Casa Portuguesa correspondem a 4,5% do total das exportações portuguesas, englobando cerca de 60 mil trabalhadores e mais de 7 500 empresas que geram um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros.