
Imagens do fuuturo Parque
Porto de Mós compra antigo Campo da Fiandeira para criar parque verde em Mira de Aire
A Câmara de Porto de Mós, no distrito de Leiria, adquiriu por 120 mil euros o antigo Campo da Fiandeira, em Mira de Aire, onde pretende criar um parque verde, de lazer e recreio, num investimento estimado em 1,5 milhões de euros.
Os dois terrenos urbanos, com uma área total superior a 10 mil metros quadrados, foram adquiridos ao Estado, sendo 58% propriedade do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) e 42% da Estamo.
Segundo o presidente da Câmara, Jorge Vala (PSD), o processo de aquisição começou em 2017 e ficou concluído na segunda-feira com a assinatura da escritura. O município já dispõe de um estudo para a transformação do espaço num ecoparque, validado pela Junta de Freguesia de Mira de Aire.
A autarquia pretende avançar agora com a elaboração do projeto e lançar o concurso público ainda este ano.
O Campo da Fiandeira, anteriormente propriedade da empresa Fiandeira Mirense, foi durante vários anos utilizado pela União Recreativa Mirense para a prática de futebol, tendo assumido particular importância na vida desportiva e associativa da vila.
A Câmara pretende também adquirir ao Estado o antigo edifício da fábrica Fiandeira, igualmente em Mira de Aire. O objetivo é reconverter o imóvel para habitação a custos controlados destinada a jovens e espaços de trabalho partilhado.
Segundo Jorge Vala, a Estamo pede um valor próximo de 500 mil euros pelo edifício, enquanto o município apresentou uma proposta de 150 mil euros, estando o processo em negociação.
Lusa/DI


















