CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Portal da Construção Sustentável propõe criação de "Juramento de Arquitectura”

25 de setembro de 2023

No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinala hoje, 25 de Setembro, o Portal da Construção Sustentável (PCS) lança um concurso para estudantes de arquitectura com o propósito de que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Portal pensa ser fundamental criar um "juramento de Hipócrates", tal como existe na medicina, mas para a arquitectura. O PCS, com o apoio da Secil, convida os estudantes a redigirem um "Juramento de Arquitectura" supondo que todos os candidatos a arquitectos o deverão fazer, comprometendo-se a uma arquitectura honesta e sustentável (tanto quanto possível), antes de iniciarem a profissão.


Imagem PIRO - Pixabay

A arquitectura  - como é sabido - desempenha um papel crucial no combate às alterações climáticas, para transição energética e para sustentabilidade das cidades e do ambiente construído. Os edifícios, em conjunto com o sector da construção, são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo (Global Status Report 2017), sendo a fase de utilização dos edifícios, responsável por 28% dessas emissões, relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento (correspondendo a 40% se estivermos a falar apenas do contexto europeu). No entanto, as emissões associadas ao sector da construção, não dizem apenas respeito à energia consumida durante o processo construtivo e a utilização do edifício, mas também às emissões incorporadas nos materiais utilizados e necessidades de manutenção dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

“Sendo os edifícios indispensáveis à vida humana e onde o homem passa cerca de 90% do seu tempo de vida, e sendo o arquitecto responsável pelo desenho do edifício e prescrição dos materiais que o compõe, descarbonizar o sector, requer uma intervenção consciente do arquitecto de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e para o cumprimento dos ODS definidos pela ONU” - realça o Portal.

O Regulamento deste concurso está disponível AQUI