CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Imagem Google Street View

Imagem Google Street View

Penacova vai ter um hotel Vila Galé

5 de fevereiro de 2024

O Hotel de Penacova, encerrado desde, 2010, foi adquirido pelo Grupo Vila Galé. A notícia foi veiculada pelo presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra (PSD), que teve uma acção preponderante na consumação da transacção, já que fez a ‘ponte’ entre a entidade bancária que estava na posse do imóvel, e o dono do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

O edifício, que apresenta elevado grau de degradação, dará lugar a uma unidade de quatro estrelas e integrará o portefólio do segundo maior grupo hoteleiro português.

Álvaro Coimbra, considera que este é um projecto que terá um grande impacto na economia local, “desde logo, através da criação de emprego, mas também pelo impacto que criará nas actividades ligadas ao turismo e até enquanto dinamizador de novos negócios. Além disso, trará uma nova dinâmica ao centro histórico da vila. Será, sem sombra de dúvidas, um dos maiores investimentos privados no município dos últimos anos” - sublinha.

Álvaro Coimbra salienta “o papel decisivo da autarquia” no desfecho deste processo – “fomos proactivos e entregámos ao banco, que negociava o imóvel, um investidor com créditos firmados no sector do turismo. Não ficámos à espera que surgisse um interessado.”


O antigo "Preventório" do início do séc. XX - Imagem ARU Penacova


Miradouro Emídio da Silva, junto ao futuro Hotel Vila Galé - Foto do início do sc. XX


Cartaz turístico de meados do séc. XX - Imagem ARU Penacova


Imagem do hotel inagurado em 2001 e que teve vida curta...


A futura unidade hoteleira vai ocupar o imóvel onde, em 1934, foi inaugurado o denominado «Preventório de Penacova», instituição que pretendia salvaguardar as crianças desvalidas da tuberculose. Integrado na Obra da Protecção à Grávida e Defesa da Criança promovida por Bissaya Barreto na Região Centro, o Preventório teve uma acção meritória ao longo de décadas graças à acção de  Fernando Bissaya Barreto, professor de Medicina da Universidade de Coimbra, benemérito e político ligado ao regime do Estado Novo, tendo por base um projecto de arquitectura que terá sido assinado pelo arquitecto Luís Benavente (1902-1993).

Erguido no topo do monte da Senhora da Guia, em Penacova, com uma vista deslumbrante sobre o rio Mondego, o antigo Preventório de Penacova viria a dar lugar a um hotel no início do século XX, mas sem grande sucesso: foi inaugurado em 2001 e encerrou em 2010.

Os tempos, porém, são outros, e o interior e o turismo, em particular, ganharam um relevo e importância que estavam longe de ter nesse tempo. Por outro lado, o envolvimento de um grupo como o Vila Galé, com a especialização e profissionalismo que lhe são reconhecidos, abonam a favor do novo projecto.


O antigo Preventório dominando a vista sobre Penacova. Foto de Mário Novais (1899-1967)


“A chegada da marca Vila Galé a Penacova é o reconhecimento do potencial turístico deste território”, destaca Álvaro Coimbra. “As estatísticas oficiais, com uma subida acentuada de dormidas em 2023, especialmente nos meses de Verão, são o resultado do bom trabalho que temos feito na promoção de Penacova. Às quase cinco dezenas de alojamentos que temos no concelho, faltava uma unidade hoteleira desta dimensão, que vai ajudar a projectar ainda mais Penacova”, afirma o edil.

O autarca deixa um palavra de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo hoteleiro liderado por Jorge Rebelo de Almeida: “o grupo Vila Galé tem investido no interior do país e é um exemplo a seguir. Basta olhar para as unidades já a funcionar, desde Tomar a Alter do Chão, passando por Miranda do Douro, ainda em projecto, entre outras. Isto, sim, é contribuir para a coesão territorial e para a valorização do interior do país, sempre tão esquecido.”