Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT na abertura do 50º congresso, Macau, China

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT na abertura do 50º congresso, Macau, China

Pedro Costa Ferreira candidata-se à presidência da Confederação do Turismo de Portugal

29 de julho de 2026

Pedro Costa Ferreira, que deixa este ano a presidência dau APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens de Turismo, anunciou a candidatura à presidência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), para o mandato 2027–2030, sob o lema "Unir o Turismo, Reforçar as Regiões, Preparar o Futuro", defendendo uma nova etapa para a organização, centrada no reforço da competitividade do sector, na valorização dos territórios e numa maior articulação entre as diferentes actividades que integram a cadeia de valor do turismo.

Segundo o candidato, o turismo português entra num novo ciclo de desenvolvimento que exige uma Confederação mais agregadora, próxima das associações e das regiões e com maior capacidade de influência na definição das estratégias para o sector.

"Portugal protagonizou, nas últimas décadas, uma das maiores histórias de sucesso do turismo mundial. Mas os desafios da próxima década exigem uma nova ambição, capaz de reforçar a competitividade, preparar o futuro e unir todo o setor em torno de objetivos comuns", afirma Pedro Costa Ferreira.

O candidato acrescenta que o crescimento do turismo deve traduzir-se numa maior criação de valor para as empresas e para os profissionais.

"Crescer em valor significa, por exemplo, aumentar a produtividade das empresas e criar condições para emprego mais qualificado e salários mais elevados."

Competitividade, inovação e coesão territorial

Entre as principais prioridades da candidatura estão o reforço da competitividade do turismo nacional, a valorização dos diferentes territórios, a promoção da inovação, a aposta na qualificação dos recursos humanos e a conciliação entre o desenvolvimento da atividade turística e a qualidade de vida das comunidades locais.

Pedro Costa Ferreira pretende ainda reforçar o papel da CTP como principal plataforma nacional de reflexão estratégica sobre o turismo, promovendo uma maior coordenação entre os diversos subsetores da atividade.

Apoio de associações do sector

A candidatura reúne o apoio de várias entidades representativas do turismo nacional, entre as quais a AHRESP, ALEP, APECATE, APAVT, ARP e Everything is New.

Segundo a candidatura, este conjunto de apoios representa diferentes áreas da actividade turística, desde o canal HORECA ao alojamento turístico, animação turística, distribuição, transportes turísticos, cultura e eventos, reforçando a intenção de construir uma Confederação mais participativa e representativa dos diversos segmentos do setor.

A candidatura considera que este apoio transversal constitui um sinal da necessidade de preparar a CTP para responder aos desafios do próximo ciclo de crescimento do turismo português.