CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Esquadra da PSP da Maia, Passive House

Passive House entra nos projectos não residenciais e de promoção pública

20 de dezembro de 2023

2023 foi um ano de estreias para a Passive House e a Passivhaus Portugal, das moradias passou para os projectos não residenciais e de promoção pública, e da formação teórica para a prática com o Passive House Center.

O feedback que os projectistas e consultores Passive House passam é de que cada vez mais clientes estão a conhecer e a pedir o padrão Passive House: um público muito informado e esclarecido, que sabe bem do que está à procura. Isso mesmo ficou comprovado na 1ª participação da Passivhaus Portugal na Tektónica, em Maio deste ano, num espaço que integrou quase duas dezenas de parceiros, e onde a afluência de todo o tipo de público foi sempre elevada.

Um marco também de 2023 é a construção do Passive House Center, um projecto pioneiro a nível mundial, para formação prática de profissionais do sector. O projecto já teve os seus primeiros workshops, no caso de aplicação de cobertura e de janelas, e estará concluído no início de 2024, para arrancar com workshops de forma contínua, gratuitos para os associados da Passivhaus Portugal.


Casa da Palmeira, Passive House

E ainda este ano a 11ª Conferência Passivhaus Portugal bateu records: a mais participada de sempre, com 740 pessoas a passarem pelo evento nos seus dois dias e mais de 50 marcas presentes! Para além de novos formatos para as sessões práticas com apresentação de projectos pelos Passive House Designers e as novidades de certificação que entrarão em vigor, esta edição foi marcada pela apresentação de projectos não residenciais, nomeadamente os primeiros projetos de promoção pública que pretendem alcançar a certificação Passive House. Falamos de uma residência universitária, uma esquadra de polícia e um edifício administrativo. E a edição do próximo ano já tem data: regressa ao Centro de Congressos de Aveiro a 22 e 23 de Outubro de 2024.

Vários outros momentos foram também cruciais para novos passos em 2023:

- A passagem da Passive Voyage por Portugal na sua tour europeia, uma viagem de mãe e filha, activistas e especialistas Passive House;

- A criação de um roteiro pelos vários edifícios Passive House em Ílhavo;

- As várias ações de formação em munícipios e entidades parceiras;

- A certificação da 1ª reabilitação em Portugal, bem como a consolidação de várias obras novas no padrão Passive House;

- A reativação do Instagram da Passivhaus Portugal, hoje com quase 2000 seguidores;

- Um novo recorde na formação, com 130 pessoas nos cursos oficiais Passive House, um aumento de 31% em relação a 2022, que já tinha sido o ano com o maior número absoluto de formandos.


Workshop Passive House Center

“Se tivesse de atribuir duas palavras a este ano seriam público e prática. Público porque foi um ano em que realmente notámos um crescendo de procura por parte do cliente final a todos os níveis e que vimos a Passive House a chegar a medias generalistas; prática porque já estamos a concretizar o nosso desejo de trazer formação prática que se irá concretizar no Passive House Center, já em conclusão, e que trará uma grande concretização do padrão Passive House”, reforça João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.