Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Entrevistas
Miguel Cabrita Matias, Board Member of Mexto Property Investment

Miguel Cabrita Matias, Board Member of Mexto Property Investment

Palavra de ordem dos promotores imobiliário para 2024 é cautela

5 de fevereiro de 2024

Miguel Cabrita Matias, Board Member of Mexto Property Investment, revela que palavra de ordem com a qual se inicia o ano é cautela. Contudo, admite que a elevada procura de imóveis, nomeadamente para habitação, que se espera nos vários segmentos será motivo para encarar 2024 com optimismo.

O responsável acredita que o Simplex Urbanístico poderá agilizar os procesos de licenciamento e a desburocratização dos processos, a estabilização da inflação e a diminuição das taxas de juro, ocasionarão um ano de crescimento, que se fará sentir, sobretudo no segundo semestre.

O que se pode esperar para o mercado imobiliário em 2024?

Para este ano de 2024 espera-se uma melhoria significativa nos tempos de resposta dos processos de licenciamento por via da aprovação do Simplex, prevendo-se desta forma uma grande melhoria na agilização de processos. Claro que iremos passar por uma fase de adaptação de todas as entidades envolvidas, que esperamos seja breve. Relativamente à habitação, haverá uma tendência de crescimento da procura de habitação por projectos sustentáveis por via da tomada de consciência e por uma preocupação cada vez maior relativamente aos problemas ambientais com que nos deparamos.

Quanto à oferta para a classe média portuguesa continuaremos a ter uma oferta escassa de habitação face à procura, que tendencialmente deverá aumentar no 2º semestre do ano por via da estabilização da inflação e do decréscimo das taxas de juro que se espera.

Continuaremos a ver o interesse de estrangeiros em investir em Portugal e, no que se refere, ao segmento de luxo manter-se-á uma procura grande, em especial por parte de investidores americanos, mas a oferta, neste segmente, continuará a ser escassa, o que, por sua vez, continuará a fazer aumentar o preço.

Quais as tendências para este ano que podem dinamizar o imobiliário?

Acredito que 2024 continuará a ser um ano de crescimento no sector e que, com a aprovação do Simplex e a desburocratização dos processos, a estabilização da inflação e a diminuição das taxas de juro, teremos um ano de crescimento, que fará sentir, sobretudo no segundo semestre.

E as maiores dificuldades que o mercado pode enfrentar?

Há factores internos e externos que podem afectar os mercados financeiros e os planos de acção dos investidores. Os maiores impactos podem vir da instabilidade externa provocada pelas guerras e, internamente, pela instabilidade política e legislativa.

Como os promotores imobiliários encaram 2024?

A palavra de ordem com a qual iniciamos o ano é cautela. Contudo, a elevada procura de imóveis, nomeadamente para habitação, que se espera nos vários segmentos será motivo para encarar 2024 com optimismo.