Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Sede da Ordem dos Arquitectos, São Paulo, Lisboa

Sede da Ordem dos Arquitectos, São Paulo, Lisboa

Ordem dos Arquitectos promove debate com candidatos à Assembleia da República

21 de abril de 2025

A Ordem dos Arquitectos promove, hoje, às 18h30, um debate político com sete arquitectos candidatos às próximas eleições legislativas.

A conversa conta com um representante de cada um dos partidos ou coligações com assento parlamentar, todos em lugares elegíveis, e vai ter lugar no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos.

O debate pretende fazer uma reflexão sobre o papel da arquitectura na resposta aos desafios que o país enfrenta e conhecer o pensamento político dos arquitectos dos vários quadrantes políticos que se propõem representar os cidadãos no Parlamento.

Temas como a crise habitacional, a desestruturação do território, a demora e burocracia excessiva nos processos de licenciamento e construção ou a valorização da prática profissional e da carreira dos arquitetos da administração pública, estarão em destaque na conversa com os seguintes candidatos:

- André Castanho (CDU)

- Lia Ferreira (PS)

- Margarida Saavedra (AD)

- Marta Silva (Chega)

- Marta Von Fridden (IL)

- Patrícia Robalo (Livre)

- Ricardo Gouveia (BE)

A moderação está a cargo do arquitecto Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos e Fernanda Pedro, Directora do Diário Imobiliário.

Com esta iniciativa, a Ordem dos Arquitectos reforça o seu compromisso com uma actuação cívica ativa e consciente, ao promover a discussão pública sobre as condições de exercício da arquitectura em Portugal e sobre o papel que a arquitectura pode e deve ter no desenvolvimento da sociedade.