CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

Os desafios da construção nova em Portugal

16 de fevereiro de 2022

Embora o mercado imobiliário tenha demonstrado uma enorme resiliência, a verdade é que o setor da construção sofreu um duro golpe nestes dois anos que passaram.

A pandemia trouxe a um setor que não pode, por razões óbvias, trabalhar em teletrabalho, dificuldades acrescidas, pois os casos de Covid-19 em obra são muito difíceis de ultrapassar no dia a dia, em relação ao avanço da obra em si.

Equipas inteiras foram para casa por existir, por exemplo, uma pessoa com Covid-19 em obra, e com quem até tinham tido um breve contacto ao ar livre, e ficavam 14 dias em casa de quarentena, mesmo sem sintomas, sendo que quando voltavam, se surgisse mais algum novo caso, voltavam todos mais 14 dias para casa. Hoje em dia as medidas estão felizmente mais aliviadas, mas não podemos esquecer que passamos enormes dificuldades como estas.

O mercado da construção e do imobiliário tem sofrido várias adversidades, algumas já existentes e outras que se agravaram com a pandemia. A subida do custo de energias e das matérias-primas, a falta de mão de obra, levam ao inevitável aumento do custo dos imóveis, e a excessiva burocracia e demora nos processos de licenciamento, atrasam por consequência a entrega dos imóveis. O valor do IVA na construção é de 23%, uma taxa muito elevada para o sector, o que por si só torna complicado colocar no mercado, imóveis a preços competitivos. Todos estes fatores estão a ser, e vão continuar a ser, desafios que Portugal terá que enfrentar, se não quiser assistir a escaladas de preço na obra nova. Para a JPS GROUP, o grande desafio neste sector é estarmos neste momento em construção simultânea de mais de 600 imóveis, pelo que o fecho destes projetos é a nossa prioridade. O SkyCity dada a grande dimensão é entregue por fases. Temos concluído e escriturado o nosso projeto Sea View Residence na Ericeira. Já iniciamos a construção dos Terraços de São Francisco em Alcochete, e vamos iniciar a construção do Green Valley Oeiras Residence expectavelmente durante este ano de 2022, que sendo um projeto de mais de 160 apartamentos, vai aumentar ainda mais o nosso desafio nesta área da construção.

A missão da JPS GROUP é “construir casas de luxo para clientes reais”. É esse o nosso foco. O conceito de “luxo acessível” que trouxemos para o mercado português é o que consideramos como uma nova solução para a habitação. A JPS GROUP veio lançar um novo produto no mercado direcionado à maioria das famílias portuguesas de classe média e média alta, aos clientes reais que procuram qualidade e boas localizações, com boas envolventes e em zonas consideradas seguras, mas a um preço que seja alcançável. E assim surgiram a maioria dos nossos empreendimentos, e por essa razão é que vendemos a totalidade dos nossos projetos, ainda em planta, sendo que recebemos em média cerca de 100 contactos diários de novos clientes, e consideramos que esses números dizem muito sobre a credibilidade da JPS GROUP no mercado, e sobre o interesse nos nossos projetos.

Praticamos, os preços mais competitivos do mercado, porque produzimos em grande escala com construtora própria, e daí que consigamos preços imbatíveis. Trabalhamos sempre para antecipar as necessidades do mercado. É este o nosso ADN e o que faz da JPS GROUP “uma empresa única no setor imobiliário”.

João Sousa

CEO JPS GROUP

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico