A opção de morar numa casa com áreas menores permite optar por um estilo de vida minimalista, simples e sustentável, que reduz os excessos de compra e o acumular de coisas ao longo da vida, para passar a ter aquilo que é apenas essencial. Opinião João Sousa, CEO da JPS Group.
Para os promotores imobiliários, como a JPS GROUP, os atrasos nos processos de licenciamento de obras são um dos principais obstáculos para a nossa atividade e, logo a seguir, os elevados custos da construção. Opinião de João Sousa, CEO do JPS Group.
Como promotor, diria que um dos principais problemas para a nossa atividade são os atrasos no licenciamento camarário, que dificultam a entrada de novas casas no mercado e havendo mais oferta permitiria baixar os preços das mesmas. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
O setor da construção e do imobiliário português, tem dado inúmeras provas de resiliência, mas a situação agravou-se com a guerra da Ucrânia. O desequilíbrio excessivo entre a procura (elevada) e a oferta (reduzida) e uma subida dos preços dos bens e serviços, atingiu máximos de 9%. Opinião de João Sousa, CEO JPS Group.
A região a sul do Tejo, atualmente, é considerada uma região atrativa para investir e viver, pela sua tranquilidade e proximidade da capital, com rápidos acessos, as famosas praias, a cultura, a gastronomia e uma natureza paradisíaca. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
As principais causas que levam as pessoas a sair das cidades são: o stress, a velocidade do ritmo de vida, o trânsito caótico, a poluição, o elevado preço das casas, o elevado custo das creches e colégios. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
Verifica-se uma espécie de “êxodo urbano do século XXI”, à semelhança do que aconteceu já historicamente em várias cidades pelo mundo fora. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
"As tensões geopolíticas da Europa, a crescente pressão inflacionista, bem como o receio da subida das taxas de juro, são preocupações para o setor imobiliário. O setor da construção tem-se mostrado robusto, mas só com rigor e planeamento se conseguirá criar mais habitação e executar investimentos", João Sousa, CEO da JPS GROUP
A parte imobiliária da JPS Group já teve procura de investimentos por parte de cidadãos russos depois do início do conflito, por isso ainda não é claro de momento se a procura neste sector por parte destes investidores, se vai diminuir ou aumentar. Opinião de João Sousa, CEO da JPS Group.
A pandemia trouxe a um setor que não pode, por razões óbvias, trabalhar em teletrabalho, dificuldades acrescidas, pois os casos de Covid-19 em obra são muito difíceis de ultrapassar no dia a dia, em relação ao avanço da obra em si. Opinião de João Sousa, CEO JPS GROUP.