CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

OLI

OLI reduz as emissões de dióxido de carbono em 300 toneladas

2 de junho de 2023

A OLI inaugurou a décima expansão do seu complexo industrial, localizado em Aveiro, num investimento global de 12 milhões de euros . Construído ao longo de 606 dias, o novo edifício, instalado numa área total superior a 8 mil metros, é uma aposta na sustentabilidade energética, ficando as fachadas e as coberturas revestidas com 1.050 painéis fotovoltaicos. O complexo industrial da OLI passa a integrar 3.862 painéis solares fotovoltaicos, que vão permitir uma potência global de 1.560 kWp (quilowattpico) e vão reduzir as emissões de carbono em 300 toneladas por ano.


"Com esta extensão, queremos consolidar a nossa aposta no futuro da empresa, que no próximo ano celebra o seu septuagésimo aniversário. É também com o foco no futuro, não apenas da empresa, mas também do planeta, que queremos dar continuidade aos progressos já feitos na implementação das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade", afirmou António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

Para além do investimento no parque fotovoltaico para produzir energia limpa para atingir metas ambiciosas de descarbonização, a OLI está a recuperar a matéria-prima, através de moinhos instalados à saída das máquinas, e está a apostar na inovação para adotar novas matérias-primas de origens alternativas às fontes fósseis e petrolíferas.

Em 2022, a OLI eliminou do uso de blisters na produção, que resultou na redução do consumo de 11 toneladas de plástico. Em 5.034 toneladas de matéria-prima consumida, 12% (451 toneladas) corresponderam já a matéria-prima reciclada.

A OLI nasceu há 69 anos em Aveiro. Actualmente, a OLI é a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul e emprega 473 pessoas em Portugal. A fábrica trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção anual de 2 milhões de autoclismos e 3 milhões mecanismos. Em 2022, registou um volume de negócios de 75,5 milhões de euros e exportou 75% da produção.