CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

Norfin lança o Oriente Green Campus em Moscavide

28 de setembro de 2022

A Norfin, empresa de gestão de investimentos imobiliários, em representação do Fundo Multiusos Oriente FEIIF, detido pelos Orion European Real Estate Funds, acaba de anunciar o início das obras para a construção do Oriente Green Campus, um projecto que pretende reinventar o futuro dos escritórios em Lisboa. 

Localizado em Moscavide, o Oriente Green Campus contará com uma área total de escritórios de 41,100 m2 e ainda 18,700 m2 de zonas exteriores e servirá de extensão ao Parque das Nações estando dotado de várias alternativas de acessibilidade. Idealizado para estar na vanguarda da sustentabilidadeo edifício contará com variadas amenities, como um food court de uso exclusivo dos utilizadores, ginásio, auditório, extensas zonas verdes e estacionamento para veículos, incluindo bicicletas, bem como um sistema de ventilação natural que permitirá uma maior renovação do ar no interior e uma redução do consumo energético.

O projecto de arquitectura, desenvolvido em colaboração pelos reconhecidos ateliers de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) – com vasta presença internacional, tendo desenvolvido projectos para algumas das maiores empresas mundiais, incluindo alguns dos gigantes tecnológicos – e Saraiva + Associados – o mais prolífico atelier de arquitectura português da actualidade –, pretende proporcionar uma experiência de trabalho inovadora e acolhedora,  o que se reflete na incorporação de vastas zonas verdes, nas áreas amplas de iluminação natural, na qualidade dos equipamentos e acabamentos e, ainda, num rooftop único em Portugal – não só pela sua dimensão, como também pela vista panorâmica sobre o rio Tejo e o Parque das Nações.


1.º edifício LEED Platinum no Parque das Nações

O Oriente Green Campus será o primeiro edifício LEED Platinum do mercado da Grande Lisboa, garantindo assim o mais alto nível de certificação da construção sustentável, com grande foco na redução da pegada carbónica. Este será ainda dotado do selo WELL Gold, que visa nomeadamente a Saúde, Segurança e o Bem-Estar dos seus utilizadores. O equilíbrio entre as práticas verdes e a tradição local estará também reflectido na fachada do edifício, que incorpora peças de azulejo, privilegiando a paleta de cores azul e branco, típicas da cidade de Lisboa.

Este conjunto de transformações e introduções transportam o edifício para a vanguarda da modernização a vários níveis, tornando-o único, tanto ao nível da construção, como das features que estarão contempladas no projecto.

Francisco Sottomayor, Presidente do Conselho de Administração da Norfin, refere que “o edifício tem uma dimensão assinalável e foi projectado com todas as características necessárias para atrair marcas e empresas internacionais de primeira linha. Foi realizado um investimento muito significativo de forma a assegurar que o produto teria as condições necessárias à atracção de hubs capazes de dinamizar a economia local, enquanto polo atractivo para se trabalhar e viver. O projecto é simbólico para o sonho de revitalização da envolvente do Parque das Nações e representa um reforço significativo do volume de escritórios disponível, facto particularmente relevante no actual momento em que se verifica que a oferta na zona é muito escassa.

A construção deverá estar finalizada no decorrer do segundo semestre de 2023 e promete trazer um novo impulso à zona norte do Parque das Nações.


Oriente Green Campus - Parque das Nações


Escritórios

Com uma área bruta total de construção de 41.000m2, o programa distribui-se por 3 pisos acima do solo, com floorplates únicos de até 14.000m2 por piso. O edifício contará com 3 entradas independentes o que lhe confere flexibilidade e conveniência.

O complexo estará habilitado a albergar mais de 3.500 funcionários, nas suas duas formas: como utilizadores individuais – em gabinetes – ou em open space, complementados pelas salas de reuniões formais ou zonas de encontro informais e de pausa. Incluem-se ainda o átrio principal, um food court, uma zona de ginásio, um auditório, um espaço para estacionamento de bicicletas e um delivery locker.

Uma das principais intenções do Oriente Green Campus é o equilíbrio e a ligação com os espaços verdes exteriores, estando projectado um claustro no seu interior que dá origem a múltiplos pátios, jardins e terraços de uso exclusivo distribuídos pelo edifício bem como um rooftop de 10.000m2 com vista panorâmica sobre o rio Tejo e o Parque das Nações.


Oriente Green Campus - Parque das Nações


Sustentabilidade

Foram implementadas variadas soluções inovadoras do ponto de vista da sustentabilidade, como a utilização de um sistema de ventilação natural – que possibilitará ventilar naturalmente o edifício em cerca de um terço do ano reduzindo desta forma significativamente o consumo energético e melhorando a qualidade do ar interior, e a instalação de cerca de 1.000m2 de superfície fotovoltaica na cobertura. Em paralelo, o projecto assume o reaproveitamento de praticamente a totalidade da estrutura pré-existente, o que corresponde à prevenção de emissão de cerca de 20,000 toneladas de CO2, o equivalente à produção de CO2 de 5,300 pessoas por ano. A arquitectura bioclimática limitará o impacto na cidade, através da protecção passiva contra o calor, da redução da poluição luminosa e da promoção de zonas exteriores de uma flora diversa. Será ainda possível a redução de metade do consumo de água da rede pública, através de várias soluções e instalações de eficiência hídrica, incluindo  recolha da água da chuva e sistemas de reutilização de águas cinzentas.