CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Norfin SGOIC vende edifício no Pólo Tecnológico da Lispólis em Carnide

7 de março de 2023

A Norfin SGOIC vendeu o edifício, pertencente ao Iberia FEIIF,  localizado na Rua Laura Ayres, 4, em Carnide, Lisboa a uma sociedade detida pelo Portugal Yield Fund II e gerido pela Private Equity Iberis Capital.

A Norfin SGOIC foi assessorada na operação pela consultora CBRE na gestão e conclusão do processo de alienação do imóvel.

O imóvel com cerca de 2.865 m2 de Área Brura Construída (ABC) distribuídos por 3 pisos acima do solo, possui 72 lugares de estacionamento, distribuídos por 2 pisos em cave. Encontra-se totalmente arrendado à Universidade Europeia que nele opera um dos seus Polos Universitários da cidade de Lisboa.

Com esta transacção, a Norfin SGOIC cumpriu o plano de negócio definido para o activo, que passava por encontrar um inquilino de longo prazo - neste caso a Universidade Europeia/Ensilis - , e trabalhar em conjunto na adaptação necessária do edifício para a sua operação diária, tornando-o  atractivo para investidores que procuram rendimento de longo prazo.



Os sectores alternativos e o mercado de arrendamento

“Este é um bom exemplo de um activo inicialmente devoluto, para o qual se encontrou um inquilino sólido, se trabalhou em conjunto para adaptar o imóvel à actividade do inquilino e se melhorou de forma gradual e equilibrada o contrato de arrendamento. Com esta estratégia, foi possível acrescentar-se valor ao imóvel, tornando-o um investimento atractivo para qualquer investidor que procure rentabilidade sustentável a longo prazo”, explica Catarina Alves e Sousa, Manager da Norfin SGOIC.

Para David Pinheiro, da Iberis Capital, “Trata-se de mais uma aquisição enquadrada na nossa área de investimento em activos com gestão de rendimento em boas localizações, com inquilinos com contratos de arrendamento longos e sustentáveis.”.

José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE, adianta um dado interessante: “Os chamados sectores alternativos, no qual as instituições de ensino se inserem, estão a ganhar uma forte atração em Portugal no que respeita ao interesse por parte de investidores nacionais e estrangeiros. Esta dinâmica muito se deve à excelente performance dos vários inquilinos e operadores, que têm demonstrado uma impressionante resiliência aos diversos ciclos económicos”.