CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Demas Nwoko - Leão de Outo da Bienal de Veneza 2023

Instituto Dominicano - 1970-1975 - Foto Bienal de Veneza

Villa Privada - Foto Bienal de Veneza

Nigeriano Demas Nwoko galardorado com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza

24 de março de 2023

O artista, designer e arquitecto nigeriano Demas Nwoko foi galardorado com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na 18ª Bienal de Arquitectura de Veneza, intitulada O Laboratório do Futuro.

Nascido em 1935, Demas Nwoko, filho do rei Nwoko II, o príncipe Demas Nwoko encontrou inspiração nas residências recém-construídas na cidade e no palácio real, projectado pelo seu avô. Estudou no Nigerian College of Arts, Science and Technology em Zaria entre 1957 e 1961, onde se tornou membro fundador da Sociedade de Arte de Zaria. O grupo, também conhecido como "Rebeldes de Zaria", promoveu a ideia de síntese natural, um conceito desenvolvido pelo artista Uche Okeke. O conceito visava preencher a lacuna entre a formação ocidentalizada dos artistas e sua herança africana, focando em temas e narrativas tradicionais. Os Rebeldes de Zaria contribuíram para o movimento da vanguarda modernista pós-colonial na Nigéria no início dos anos 60.


Foto Bienal de Veneza


Baba (título honorário nigeriano) Demas Nwoko é tudo ao mesmo tempo: “arquitecto, escultor, designer, escritor, cenógrafo, crítico e historiador. Quando pressionado, refere-se a si mesmo como ‘artista-designer’, o que demonstra tanto a natureza múltipla de seus talentos e obras quanto a interpretação bastante restrita da palavra "arquitecto" que, sem dúvida, manteve seu nome fora dos anais da história”.

Posteriormente à década de 60, Nwoko fundou o New Culture Studios em Ibadan, um centro de artes cénicas e design. Os seus edifícios, embora pouco numerosos, “demonstram uma abordagem sustentável e consciente dos recursos, ao mesmo tempo em que incorporam formas autênticas de expressão cultural”.

Demas Nwoko foi professor na Universidade de Ibadan e, na década de 1970, editor da extinta revista New Culture.

A atribuição do Leão d’Ouro foi tomada com base na recomendação da curadora da exposição, Lesley Lokko, e aprovada pelo Conselho de Administração da La Biennale, presidido por Roberto Cicutto. A cerimónia de atribuição do prestigiado prémio ocorrerá na abertura do evento, em 20 de Maio de 2023, na Ca'Giustinian, sede da La Biennale di Venezia.