CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mercadona obteve em 2022 um volume de vendas 31.041 M€, dos quais 737 em Portugal

14 de março de 2023

A Mercadona, líder ibérica no mercado da distribuição, obteve um volume de negócios em 2022 de 31.041 milhões de euros, dos quais 737 milhões de euros correspondem ao negócio efectuado pelas suas 39 lojas em Portugal. O aumento de vendas a nível global correspondeu a um aumento de 11% face ao ano anterior; e, em Portugal, de 77%, atendendo ao aumento de 10 lojas durante o ano.

Em 2022, Mercadona alcançou um lucro líquido de 718 milhões de euros, 5% mais do que em 2021, e manteve a sua política de partilha de lucros com os trabalhadores, aumentando o montante distribuído em 8% para 405 milhões de euros.


Bloco logístico de Almeirim em construção - Imagem DR


A empresa, que divulgou hoje o números da exploração no ano passado, refere, no entanto  que o “impacto do aumento do preço de custo reduziu a margem da empresa em 0,6 pontos e levou a rentabilidade a um dos mais baixos da sua série histórica: “0,025 euros de lucro por euro vendido, em comparação com 0,027 euros em 2021”.

Para 2023, a Mercadona planeia investir 1,1 mil milhões para continuar a promover o seu plano estratégico de transformação, 280 dos quais em Portugal. Estes recursos serão afectados principalmente à abertura de novos supermercados, à construção, remodelação e expansão dos seus blocos logísticos para continuar a reforçar a sua optimização, como em Almeirim (Santarém), onde está a construir o que será o segundo bloco logístico em Portugal e o maior que a Mercadona tem na cadeia. A empresa conta “criar mais de 1.000 empregos estáveis e de qualidade até 2023, entre Espanha e Portugal”.