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Mercado imobiliário dos Alpes europeus continua a superar as tendências globais do segmento de luxo
O preço do imobiliário de luxo na região dos Alpes registou um aumento médio de 23% nos últimos cinco anos. Este dado é revelado no mais recente relatório da Knight Frank, parceira da Quintela e Penalva desde 2021.
The Alpine Property Report 2026 revela que o mercado imobiliário dos Alpes europeus continua a superar as tendências globais do segmento de luxo. Nos últimos cinco anos, o preço médio das habitações prime nas regiões alpinas aumentaram 23%, impulsionado pela crescente procura ao longo de todo o ano, pelo aumento do trabalho remoto e por um interesse renovado em viver permanentemente nas montanhas.
De realçar que O relatório que monitoriza 24 estâncias alpinas destaca duas realidades distintas: por um lado, os mercados onde os preços dos imóveis mais valorizaram, por outro, os que apresentam o metro quadrado mais caro.
Assim, o Índice Imobiliário Alpino da Knight Frank registou uma subida anual de 3,3%, liderada por destinos como Andermatt (+14,6%), Davos (+10%) e Cortina d’Ampezzo (+10%), reforçando a resiliência e o crescente apelo internacional da região.
De acordo com o relatório, 73% dos indivíduos de elevado património líquido (HNWIs) inquiridos afirmaram considerar viver a tempo inteiro nos Alpes – uma tendência impulsionada pela flexibilidade laboral e por uma maior valorização do bem-estar, da natureza e da comunidade.
Prinicipais conclusões do estudo:
- Mercado alpino em alta: O valor das casas de luxo nas regiões alpinas aumentou 23% em cinco anos, contrariando a desaceleração global do mercado de luxo.
- Andermatt em destaque: A localidade suíça lidera o Índice Alpino Knight Frank, com uma valorização anual de 14,6%, beneficiando de isenções nas restrições de propriedade estrangeira.
- Efeito Olímpico em Cortina d’Ampezzo: Preços sobem 10% num ano, em antecipação aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, mantendo-se ainda 30 a 40% abaixo de St. Moritz.
- Mudanças regulatórias: A nova regra “um entra, um sai” em Chamonix limita a oferta e valoriza imóveis com direitos de desenvolvimento.
- Sustentabilidade em foco: Quase metade dos compradores já considera a resiliência climática como fator decisivo de compra; Val Thorens, Val d’Isère e Zermatt lideram o Índice de Sustentabilidade Alpina Knight Frank.
- Vida alpina durante todo o ano: As vendas de passes de teleférico cresceram 46% em dois anos, reflectindo o aumento da atratividade dos Alpes também no verão.
- Destinos mais caros: Gstaad, seguida por St. Moritz e Courchevel 1850, mantêm-se no topo do ranking.
“O mercado imobiliário alpino transformou-se de um refúgio sazonal num santuário durante todo o ano. O aumento de residentes permanentes, aliado ao crescimento do turismo de verão, está a redefinir o significado de possuir uma casa nas montanhas. Enquanto outros mercados residenciais de luxo estabilizam, os Alpes continuam a oferecer tanto estilo de vida como resiliência de capital a longo prazo. As mudanças regulatórias e os Jogos Olímpicos de 2026 estão a criar dinâmicas que os investidores não podem ignorar”, revela Alex Koch de Gooreynd, da Knight Frank.
Este relatório mostra ainda que os milionários chineses lideram as intenções de compra, seguidos dos americanos e8 dos britânicos. Já os compradores europeus (Bélgica, Suíça, Itália) mostram mais prudência, com maior percentagem de indecisos. As novas gerações lideram a procura: 80% dos millennials inquiridos consideram viver nos Alpes a tempo inteiro.
Mudança nas preferências dos compradores
O relatório indica ainda que as amenidades relacionadas com saúde e bem-estar tornaram-se agora mais importantes do que o esqui, com uma procura crescente por propriedades que oferecem atividades ao longo de todo o ano, como caminhadas e retiros de bem-estar.
Boom do Turismo de Verão: os passes de teleférico de verão em Chamonix aumentaram 46% em dois anos, sinalizando uma forte tendência para o turismo durante todo o ano e impulsionando a procura por propriedades alpinas.
Impacto das Políticas e Regulamentações: regras mais rigorosas sobre arrendamentos de curta duração, eficiência energética e planeamento urbano estão a moldar o mercado. Isto inclui medidas, que incluem um limite no arrendamento de curta duração em Chamonix.
Influência dos Compradores Internacionais: compradores dos EUA, beneficiando da valorização do dólar e do acesso através de passes como Ikon e Epic, estão a revelar um interesse crescente pelos Alpes. A nível global, alterações fiscais e eventos políticos, podem ainda impulsionar a procura.
Kate Everett-Allen, responsável pelas pesquisas relativas ao mercado residencial da Knight Frank sublinha: “a cada mudança, o mercado imobiliário alpino demonstrou resiliência. A procura mantém-se elevada, enquanto a oferta é limitada, apoiada por tendências como o trabalho flexível, o aumento do número de reformados precoces afluentes e o foco crescente na saúde e bem-estar. De facto, os Alpes são cada vez mais vistos como um destino durante todo o ano, com a saúde e o bem-estar a ultrapassarem agora o esqui como principal motivador de estilo de vida para os compradores. Esta mudança reflecte a evolução das preferências dos compradores e o apelo mais amplo da vida nos Alpes para além dos desportos de Inverno".
Os Alpes como destino de verão
Os Alpes já não são um destino exclusivamente de inverno. Nos últimos dois anos, a venda de passes de teleférico durante o período de verão aumentou 46%, superando o crescimento de 17% no inverno. Actividades como caminhadas, ciclismo e eventos culturais tornaram-se elementos-chave para atrair novos visitantes. Além disso, 44% dos compradores destacam a importância do acesso a atividades de verão na escolha de alojamento.
Os Alpes continuam a atrair compradores que procuram luxo aliado à sustentabilidade. Segundo o relatório, 50% dos entrevistados preferem propriedades modernas e energeticamente eficientes, sendo que 58% consideram adquirir imóveis em construção e as comodidades mais procuradas incluem acesso à pista de ski, proximidade a passadiços e spas. Tendo em conta o tipo de imóveis, 50% das pessoas preferem propriedades modernas e recém-construídas, sendo que 22% e 28% preferem propriedades a renovar ou com carácter histórico, respetivamente. Esta mudança reflete uma nova era para o mercado alpino, em que a inovação, o bem-estar e a exclusividade caminham lado a lado.
“Através da nossa ligação à Knight Frank, proporcionamos aos nossos clientes acesso a propriedades únicas e às melhores oportunidades de investimento nestes mercados, com aconselhamento global, confiança e o rigor que caracterizam a nossa atuação”, afirma Jorge Costa, COO da QP|KF.












