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Mercado das Branded Residences com previsão de crescimento de 55% até 2026

10 de julho de 2023

Mercado das Branded Residences com previsão de crescimento de 55% até 2026 e Portugal está entre os países com maior potencial, avança a Knight Frank, de quem a portuguesa Quintela + Penalva é associada desde 2021.

O Knight Frank Global Branded Residences Report 2023, agora divulgado, teve em conta o portefólio de 15 operadoras líderes de luxo no segmento das branded residences (imóvel residencial ou de turismo residencial associado a uma marca).

O relatório identificou 186 projectos activos em todo o mundo e 32 que ficarão concluídos ainda em 2023 – 23 estarão em funcionamento em 2024, 26 em 2025 e 22 em 2026; outros 35 projectos estão ainda em fase de preparação, sem data de lançamento confirmada. Feitas as contas, o número de novos projectos com datas de abertura conhecidas representa uma taxa de crescimento anual de 12% até 2026 – ou seja, 55% no total até 2026.

A América do Norte representa quase 40% de todos os projectos, sendo precedida pela região Ásia-Pacífico (20%) e ainda pela Europa (13%). Os projectos estão localizados em 52 países, com os EUA em destaque (106) – os Emirados Árabes Unidos, a Tailândia, o Reino Unido e a China também apresentam números de projetos de dois dígitos. Olhando à lupa, nos EUA a Flórida é líder por comparação a todos os outros estados (e 80% dos projetos da Flórida encontram-se em Miami).

Em termos de mercados em crescimento, 60% do mercado do Médio Oriente está atualmente em desenvolvimento. Seguem-se a Europa e a América Latina com 49% e 46%, respetivamente. Em termos absolutos, os maiores projectos em desenvolvimento encontram-se nos EUA (36 projetos conhecidos), nos Emirados Árabes Unidos (7), no México (7), no Reino Unido (5) e na Arábia Saudita (4).

Portugal ainda não está no top dos países mais procurados para branded residences, mas juntamente com Reino Unido, Turquia, França, Itália e Grécia, encontra-se entre os mercados com maior potencial de crescimento, segundo este relatório. “Em Portugal as branded residences têm-se afirmado cada vez mais como uma opção interessante para os investidores estrangeiros que procuram uma solução ‘chave na mão’. Embora ainda haja muito caminho a percorrer, acreditamos que esta é uma tendência que veio para ficar e com um enorme potencial de crescimento”, salienta Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela + Penalva.

Oliver Banks, sócio da Knight Frank, afirma ainda: "Portugal está relativamente sub-representado no espaço das branded residences e, com os fortes níveis de procura que estamos a observar para produtos de luxo por parte de compradores internacionais, existe uma oportunidade real de crescimento a curto e médio prazo. O estilo de vida que Portugal já oferece é sinónimo das comodidades e do modo de vida que as branded residences oferecem e a que os investidores estrangeiros se habituaram".

No que às marcas diz respeito, o Ritz-Carlton lidera com o maior número de projetos, seguido do grupo Four Seasons. Em termos de taxa de crescimento, a Aman e a Six Senses lideram com 68% e 67%, respetivamente, com grande parte do portfólio total atualmente em fase de desenvolvimento. A investigação da Knight Frank confirma que este crescimento da oferta será acompanhado pela procura.

Portugal está no top 5 dos destinos para compras de segunda habitação

O mesmo relatório coloca Portugal, tendo em conta duas regiões do mundo, no top 5 dos destinos preferenciais para a aquisição de segunda habitação da população UHNWI (isto é, indivíduos com um património líquido de 30 milhões de dólares ou mais, incluindo a residência principal).

Em termos de local onde as compras de segunda habitação são susceptíveis de acontecer em 2023, o relatório da Knight Frank coloca Portugal em quinto lugar considerando o mercado europeu e na segunda posição no mercado americano – regiões cujos tops são encabeçados por Espanha e Estados Unidos da América, respetivamente.

Globalmente, os inquiridos na sondagem sobre atitudes do The Wealth Report afirmaram que era mais provável comprarem casa para segunda habitação nos EUA, no Reino Unido, na Austrália, em Espanha e em França.

Espera-se que a procura por segundas residências, incluindo Branded Residences, seja impulsionada pelo aumento da riqueza, pelo desejo dos investidores em expandir as carteiras de imóveis residenciais e ainda pelo crescimento da mobilidade. Prevê-se que as viagens a nível mundial aumentem 31% acima dos níveis pré-pandémicos até 2027. Do ponto de vista da hotelaria, a procura turística crescerá de forma acentuada, também até 2027, com África, Médio Oriente e Ásia em destaque, seguida das Caraíbas.

A pandemia impulsionou a procura de imóveis residenciais por parte dos UHNWIs, com cerca de 17% a comprar uma nova casa principal ou uma segunda casa em 2022. Apesar das taxas de juros mais altas, a demanda subjacente continua saudável, com 15% dos UHNWIs a considerar uma compra em 2023.