
Crescimento das rendas prime a nível mundial estabilizou nos 3% no último ano
Los Angeles, Hong Kong e Tóquio lideraram o crescimento anual a nível global, com aumentos de 7,0%, 6,5% e 6,1%, respectivamente. De acordo com a mais recente edição do relatório Prime Global Rental Index da Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela + Penalva, o mercado global de arrendamento de luxo registou uma estabilização do crescimento de preço após um período de expansão excecional. No entanto, após um abrandamento acentuado em 2024, no 1º trimestre de 2025 o preço médio das rendas, em 16 cidades analisadas anual, cresceu, em média, 3%.
A taxa de crescimento das rendas teve o pior desempenho no início de 2021, com a Pandemia COVID 19. No entanto, já em meados do mesmo ano a recuperação foi acentuada, atingindo um pico de +10,7% no 1º trimestre de 2022. À medida que a mobilidade internacional foi retomada, a procura aumentou nas principais cidades.
Desde então, a taxa de crescimento arrefeceu gradualmente, refletindo uma normalização da dinâmica do mercado. O crescimento anual abrandou de 8,5% no 4.ºtrimestre de 2022 para apenas 2,3% no 4.º trimestre de 2024.
O relatório da consultora indica ainda que já este ano, o 1.º trimestre registou um ligeiro aumento (3,0%) o que indica uma dinâmica renovada em mercados selecionados, apesar da inflação e da diminuição gradual das taxas de juro.
“Os nossos dados mais recentes apontam para uma fase mais madura do ciclo de arrendamento nos mercados prime globais. Embora a procura permaneça resistente nos principais centros, a rentabilidade é mais moderada e os investidores devem ter cada vez mais em conta a inflação, o risco cambial e os fatores regulamentares locais ao avaliarem o desempenho deste tipo de investimento”, afirma Liam Bailey, global head of research da Knight Frank.
Em Portugal, Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela + Penalva l Knight Frank refere que “o mercado de arrendamento está em alta e a evolução dos preços no segmento prime confirma que há mais procura que oferta o que se traduz num mercado forte para investidores na ótica do buy-to-rent”.
Cidades com melhores resultados
Os mercados globais de arrendamento que registaram um crescimento acima da média, concentram-se nos Estados Unidos e na Ásia. Os melhores desempenhos ao longo de 12 meses incluem Los Angeles (+7,0%), Hong Kong (+6,5%) e Tóquio (+6,1%).
O Mónaco (+5,1%), Berlim (+4,9%) e Frankfurt (+4,7%) também registaram ganhos sólidos, mas a dinâmica é claramente mais forte na Ásia-Pacífico, onde Tóquio tem registado um forte crescimento trimestral ao longo dos últimos 12 meses, bem como Hong Kong.