CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Macau

Macau é fundamental na relação turística entre a China e Portugal

24 de março de 2023

O presidente da ACTEP, Yong Liang, defende que Macau "tem um papel fundamental na relação turística entre os dois países e é uma clara vantagem para Portugal na atracção de turistas chineses, quando comparado com outros paí­ses europeus".

Sendo que para o responsável é um extraordinário destino como também um ponto de partida para os turistas portugueses explorarem a China Continental, em particular a região do delta do Rio das Pérolas, Macau é ao mesmo tempo um eficaz veículo de promoção de Portugal no mercado chinês.

Em  2022, a Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), em cooperação com a Associação de Agentes de Viagens de Macau e com o apoio da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo - APAVT, promoveu a participação de compradores internacionais na MITE, a principal feira de turismo  de Macau, e este ano continuará a fazer o mesmo e a reforçar a promoção turí­stica de Macau em Portugal e de Portugal na China.

No que diz respeito ao mercado chinês para Portugal, há que ter em conta que "muitos paí­ses europeus já começaram a retomar e a promover novas ligações aéreas com  a China, bem como a reforçar a sua promoção para acolher os turistas chineses. A Espanha, por exemplo, já se posicionou. "Eles sabem que em 2019 o gasto médio diário do turista chinês foi de 365 euros, muito mais do que a média dos  mercados turísticos internacionais", continua o presidente da ACTEP, concluindo que "seria fundamental para Portugal dar maior prioridade à China  como principal  mercado turí­stico e aproveitar Macau como vantagem natural para atrair mais  turistas chineses a visitar Portugal. Além disso, a proximidade de Macau com Hong Kong e Guangzhou, duas grandes cidades chinesas, torna-o um local ideal para os turistas chineses começarem a sua viagem a Portugal".

No contexto do reforço dos laços entre Portugal e Macau, Yong Liang reuniu-se recentemente com Lúcia dos Santos, chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa. Além de destacar o papel fundamental de Macau na ligação dos turistas chineses a Portugal, o presidente da ACTEP defendeu uma maior aposta de Macau como destino para os turistas portugueses.  A próxima visita do Chefe do Executivo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau,  Ho Iat Seng,  constituirá a melhor oportunidade para aprofundar os laços entre Portugal e a China no sector do turismo.


Yong Liang (ACTEP) e Lúcia Santos (DECM)

A Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP) tem desenvolvido um amplo trabalho na promoção das relações turísticas entre Portugal e a China. Desde a sua criação, e no que diz respeito à promoção de Portugal na China, a ACTEP foi, designadamente, a organização responsável pelos pavilhões de Portugal na Expo Yangzhou 2021, que atraiu centenas de milhares de visitantes durante seis meses. Durante a  CIFTIS 2022, que é conhecida como uma das mais  importantes feiras internacionais de  comércio e serviços  na China, a ACTEP foi convidada a instalar o pavilhão de Portugal na capital, Pequim.