CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Edifício da antiga lota poente da Docapesca - Foto CML

Doca de Pedrouços - Foto CML

Lisboa: Aprovado concurso internacional para o Hub do Mar em Pedrouços

31 de março de 2023

O lançamento do concurso internacional do projecto para o Hub do Mar foi aprovado, ontem, 30 de Março, na reunião da Câmara Municipal de Lisboa. O projeto vai ocupar o edifício da antiga Docapesca, em Pedrouços.

O Hub do Mar de Lisboa é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 31 milhões de euros, e é desenvolvido por um consórcio liderado pela Câmara Municipal de Lisboa e do qual fazem parte a Universidade de Lisboa, a Docapesca, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Fórum Oceano.


Doca de Pedrouços - Foto Porto de Lisboa


“Este é o primeiro passo, de um caminho que pretende tornar Lisboa num polo mundial de Inovação na Economia do Mar”, afirmou Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação, que acrescentou: “esta opção permite a regeneração de um espaço simbólico, preservando a memória do lugar associado à actividade piscatória e marinha da cidade, e salvaguardando o valor da zona ribeirinha de Pedrouços-Algés.”

“O projecto permite-nos repensar esta zona integrada no desenho da cidade do futuro, que se recicla a si própria incorporando novas centralidades”, sublinhou por sua vez a vereadora das Obras Municipais, Filipa Roseta.

O edifício será reabilitado para receber um polo de desenvolvimento científico e empresarial ligado ao mar, com espaços destinados a empresas nacionais e internacionais e garantir capacidade de investigação, desenvolvimento e inovação nas áreas da bioeconomia e da biotecnologia azul.