Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Jardim da Praça do Império requalificado abre ao público

 

Jardim da Praça do Império requalificado abre ao público

13 de fevereiro de 2023

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugura esta terça-feira a obra de requalificação do Jardim da Praça do Império, em Belém.

Recuperar o conceito original deste jardim histórico, da autoria do arquitecto Cottinelli Telmo, foi o principal desígnio da intervenção. Nela “foram retomadas características do desenho de 1940: manteve-se a exacta geometria baseada no quadrado original, foi reposta a acessibilidade ao tanque central e aos brasões esculpidos na Fonte Monumental e replantaram-se, à cota do tanque, os quatro conjuntos de árvores baixas.

O jardim, construído por altura da "Exposição do Mundo Português" (1940), evento comemorativo dos 800 anos da Independência de Portugal e dos 300 anos da Restauração da Independência, é da autoria do arquitecto Cottineli Telmo, autor de obras emblemáticas como a Cidade Universitária de Coimbra ou a Estação de Sul e Sueste, na capital.



Na envolvente do jardim, o conjunto monumental constituído pelo Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, centro de exposições e espetáculos, o Planetário, o Museu da Marinha e o Padrão do Descobrimentos, conferem-lhe uma grandiosidade acrescida.

A obra agora concluída contemplou um aumento da área verde permeável, com a ampliação do jardim para sul e a plantação de novas árvores, o que se traduziu num acréscimo muito significativo das áreas ensombradas. A adaptação do jardim às alterações climáticas passou igualmente por aspectos como a optimização do sistema de rega, a introdução de pavimentos permeáveis-drenantes e a melhoria da eficiência hídrica e energética da Fonte Monumental.


Projecto do atelier ACB-Arquitetura Paisagista


O projecto de requalificação tem por base a proposta da ACB-Arquitetura Paisagista, ganhadora do concurso público lançado em 2016.

Num futuro próximo, a Autarquia pretende que a rega deste jardim passe a ser realizada com água para reutilização, através da extensão da rede de Água+ proveniente da Fábrica de Água de Alcântara. Está também prevista a requalificação da rede de iluminação exterior, com a substituição das actuais luminárias por tecnologia LED e a instalação de um sistema de telegestão.