CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Janeiro marcado pela elevada produção de energia renovável

5 de fevereiro de 2024

O mês de Janeiro fica marcado pelo aumento da produção renovável. As energias renováveis abasteceram 81% do consumo de electricidade em Janeiro, as não renováveis 14% e o saldo importador 5%, revela a ADENE - Agência para a Energia.

Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: hídrica 46,8%, eólica 24,7%, biomassa 5,2% e o solar fotovoltaico 4,1%.

Comparativamente com Janeiro do ano passado, os principais destaques vão para o regresso do saldo importador e para as quedas da produção eólica (-13,8%) e hídrica (-12,1%), e para os aumentos do solar fotovoltaico (7,3%), do gás natural (16,4%) e da outra produção térmica não renovável (7,8%).

Quanto ao gás natural, o mês de Janeiro ficou marcado pelo aumento do consumo de gás natural e a Nigéria como líder do fornecimento de gás natural a Portugal.

O consumo de gás natural em Janeiro aumentou 6,5% face ao mês homólogo.

O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade, foi responsável por 26,0% do consumo, sendo os restantes 74% destinados ao mercado convencional.

O gás natural destinado ao mercado eléctrico cresceu 15,4% e o destinado ao mercado convencional aumentou em cerca de 3,7%, face a Janeiro de 2023.