CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Já há uma metodologia pan-europeia para a medição da «pegada de carbono» no imobiliário

1 de fevereiro de 2024

A Low Carbon Building Initiative (LCBI) lançou a primeira metodologia pan-europeia para a medição do carbono durante todo o ciclo de vida dos edifícios, com valores-limite definidos, com o objectivo de reduzir para metade a pegada de carbono dos edifícios.

O sistema de certificação da LCBI permitirá destacar edifícios exemplares com baixas emissões de carbono.

A LCBI lançou a sua metodologia europeia de medição do carbono ao longo de todo o ciclo de vida e o seu sistema de certificação para edifícios com baixo teor de carbono em oito países - Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Reino Unido. A iniciativa representa um grande avanço na normalização da medição do carbono e na promoção da descarbonização no sector imobiliário europeu.


"O sector imobiliário é responsável por quase 39% das emissões globais de CO2..."

A metodologia pan-europeia e o rótulo agora lançado de desempenho associado foram criados pela Low Carbon Building Initiative (LCBI), instituição criada há dois anos por um grupo de grandes empresas imobiliárias europeias em conjunto com o organismo industrial francês Association Bâtiment Bas Carbone (BBCA).


Ilustração Freepik


O sector imobiliário, recordemos, é responsável por quase 39% das emissões globais de CO2 (segundo o Relatório sobre a situação mundial dos edifícios e da construção de 2019, Agência Internacional da Energia), sendo pois crucial na batalha contra o aquecimento global. Para atingir o objectivo de neutralidade de carbono em 2050, os países europeus têm de reduzir a pegada de carbono de todos os edifícios - novos, adaptados e em utilização.

Os esforços iniciais centraram-se na redução da utilização de energia nos edifícios existentes e na transição para energia sem carbono.

No entanto, a medição exacta das emissões de carbono em todas as fases do ciclo de vida - produção, construção, funcionamento e demolição - é essencial para uma avaliação exaustiva do impacto climático dos edifícios.

Até à data, tem faltado um método europeu unificado para compreender e comparar as pegadas de carbono dos edifícios. Para resolver este problema, o LCBI desenvolveu uma metodologia única para medir as pegadas de carbono dos edifícios ao longo de todo o seu ciclo de vida, com valores-limite, base de um sistema de certificação para edifícios com baixo teor de carbono. Este método está em conformidade com as principais normas e ferramentas europeias (Taxonomia, Nível(is), CRREM, RICS).

Disponível publicamente no sítio Web do LCBI, esta metodologia europeia unificada simplifica a quantificação e a comparação das pegadas de carbono dos edifícios, promovendo a descarbonização em toda a Europa.