CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Imagem Google StreetView

Investimento de 1,9 M€ vai reabilitar ‘Chalet Suisso’ na Pampilhosa

7 de outubro de 2022

A Câmara Municipal da Mealhada assinou, esta semana, a consignação da empreitada de reabilitação do ‘Chalet Suisso’, um imóvel histórico que deverá ser colocado “ao serviço da cultura” dentro de um ano.

A empreitada vai permitir recuperar totalmente o emblemático edifício que marca a paisagem da Pampilhosa, nomeadamente a zona da estação de caminhos de ferro.

Tendo como prazo de execução um ano, a intervenção inclui “trabalhos de restauro, de estuques, pinturas e outros revestimentos, de carpintaria, de canalizações e condutas, de ajardinamentos, de instalações eléctricas, de infraestruturas de telecomunicações, de sistemas de extinção de incêndios, de segurança e de detecção, de instalações de elevação, de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, e de impermeabilizações e isolamentos” – refere a autarquia em comunicado.

Adquirido pela Câmara Municipal da Mealhada em 2017, com o objectivo de ser colocado ao serviço da cultura, este imóvel foi mandado construir em 1886, pelo industrial hoteleiro Paul Bergamin, com o objectivo de “acolher e permitir descanso aos viajantes de maior estatuto social”.


O Rei D. Carlos e a ainda Princesa Dona Amélia



Onde o Rei D.Carlos recebeu a Princesa Dona Amélia

Usado como hospedaria e residência familiar, a arquitectura do imóvel denuncia “influências do estilo dominante na Suíça do século XIX, nomeadamente no telhado, na utilização de lambrequins de madeira e na magnífica sala de estar”.

Outro elemento distintivo do edifício prende-se com a utilização de barro vermelho da região nas fachadas, guardas e guarnições.

O edifício desenvolve-se em quatro pisos. A hospedaria, com cozinha, sala de jantar e quartos, localizava-se no piso imediatamente por cima do rés do chão/ cave.

Entre esses quartos, encontrava-se o “quarto real”, que a família real ocupava durante as suas viagens pela Beira e paragem para transbordo ou vinda para o Bussaco.

Esse quarto terá sido usado pela primeira vez na noite de 18 para 19 de maio de 1886, quando D. Carlos foi à Pampilhosa receber a sua noiva, a princesa D. Amélia.

Lusa/DI