CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Pontes Modulares BERD MBS PeruProvias PuenteYanahuanca

Inovação da engenharia e tecnologia portuguesas distinguida internacionalmente

26 de setembro de 2022

O projecto português que ajudou a recuperar a destruição do "El Niño" no Peru, aliando inovação à engenharia de pontes, venceu o prémio especial internacional de uma das mais importantes instituições na área das estruturas e engenharia de pontes, a EECS European Steel Bridge Awards 2022. A cerimónia foi realizada em Instambul, no âmbito da 10ª edição do International Symposium for Steel Bridges for a Green Planet.

"Este prémio especial da EECS representa para a BERD o reconhecimento da actividade que temos desenvolvido, bem como do investimento em I&D. A inovação está no adn da Berd. A aposta em I&D está na génese da empresa, dado que o negócio original da empresa está assente na exploração no mercado de uma patente sua. Ao longo destes 16 anos conseguimos afirmar-nos como uma marca premium a nível mundial, conquistamos a liderança a nível da Europa no segmento de cimbres autolançáveis e asseguramos a nossa posição, neste segmento, no TOP 2 mundial". afirma Pedro Pacheco, Ceo da Berd.

As pontes modulares da BERD no Peru foram destacadas por representarem uma grande evolução ao ní­vel da engenharia, com uma poupança de 20% no consumo de aço face aos projectos convencionais, com uma redução da pegada de carbono, tendo sido emitida menos 3.240 toneladas de CO2 comparativamente à  média dos projecos tradicionais, a par de uma grande evolução estética. O projecto potenciou ao Ministério dos Transportes e Comunicações Peruano uma redução de custos na ordem dos três milhões de euros


Pontes Modulares BERD MBS Peru Provias Puente Silaco


A inovação é muito significativa nas pontes modulares da BERD, aportando valor ao conceito base criado por Donald Bailey na Segunda Guerra Mundial. Durante várias décadas este conceito foi mantido e utilizado com pequenas alterações por todos os construtores internacionais na área das pontes modulares.

A experiência de engenharia BERD no design e execução de estruturas metálicas permite-lhe encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento e optimização de soluções de estruturas: mais leves, de rápida instalação, fácil transporte e grande durabilidade.  O slogan da BERD é "One bridge, one solution". Cada projecto é único, a BERD utiliza a sua experiência para encontrar a melhor e mais eficiente solução para cada um deles.


BERD vence prémio especial European Steel Bridge Awards


Depois de 10 anos a inovar e a oferecer os melhores métodos e soluções para construção de pontes e, em resultado de uma intensa aposta em I&D, em 2016 a BERD criou uma nova área de negócio: soluções de Pontes Modulares. MBS by BERD que oferece novos limites, dado que potencia a construção de vãos até 120 metros. Foi constituí­da como uma Spin-in da BERD e em 2018 conquistou o concurso internacional lançado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações Peruano para o fornecimento de pontes modulares, com vãos entre os 15 a 60 metros, no valor de 17 milhões, com o objectivo de responder às necessidades das ocorrências do El Niño, em 2017.

De 2015 a 2018 a empresa foi alvo de investimento, tendo avançado em 2019 com a exportação e entrega das pontes modulares no Peru. Graças a este projecto foram alcançados resultados que tiveram um forte impacto no último triénio da BERD, representando mais de 50% da faturação da empresa nesse período.

Desde a sua génese, em 2006, a BERD mantém um crescimento consistente e expressivo da faturação média anual. No triénio 2018-2020 atingiu uma facturação média anual de cerca de 10 milhões de euros. No presente triénio a BERD está a crescer cerca de 15%, e existem bons indícios que vai ultrapassar esta fasquia.