CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Bairro da Atouguia em Guimarães - Imagem GoogleStreetView

IHRU reabilita bairro social em Guimarães e congela rendas do seu património em 2024

7 de dezembro de 2023

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana decidiu não proceder, pelo segundo ano consecutivo, à actualização de rendas dos contratos de arrendamento vigentes do seu património, face ao actual contexto económico, relacionado com a instabilidade do ponto de vista macroeconómico gerada pelo cenário internacional, marcado por conflitos de consequências imprevisíveis.

A medida abrange os cerca de 14.000 arrendatários do IHRU que assim pretende, com esta iniciativa, apoiar as famílias mais vulneráveis, salvaguardando os seus rendimentos e contribuindo para manter seguro o seu direito à habitação, num contexto particularmente difícil e exigente.



Guimarães: concurso de 750 mil euros para reabilitação do Bairro da Atouguia

O IHRU abriu, entretanto, um concurso público, divulgado em Diário da República, para a realização de obras de reabilitação no Bairro da Atouguia, na União das Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião, no concelho de Guimarães.

A empreitada envolve um investimento de 753.066,85 euros. A obra tem em vista a “conservação e beneficiação da envolvente exterior dos edifícios, nomeadamente da cobertura, dos paramentos exteriores, dos vãos exteriores e dos espaços comuns de acesso às entradas das habitações”.

“Ao nível da arquitectura - refere o texto do concurso - pretende-se melhorar a eficiência energética do edifício através da melhoria dos coeficientes de isolamento térmico das fachadas e das coberturas. Ao nível das especialidades pretende efetuar-se uma renovação geral da rede de distribuição de sinal TV, substituir os intercomunicadores, o sistema da drenagem pluvial e rede de gás”.