CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

IFRRU 2020: Investimento em reabilitação urbana atingiu 1.400 M€

16 de novembro de 2022

O volume de investimento em reabilitação urbana contratado através do programa IFRRU 2020 atingiu 1.400 milhões de euros em Outubro, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Apesar do valor atingido em Outubro, o ministério liderado por Pedro Nuno Santos, refere em comunicado divulgado, que existe ainda dotação disponível para a contratação de novos projectos no âmbito do Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020).

A mesma informação avança que dos 430 contratos celebrados ao abrigo do IFRRU 2020, 203 dos edifícios abrangidos terão uso habitacional, sendo os restantes 210 destinados a actividades económicas e 17 a equipamentos de utilização colectiva, incluindo “equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social, bem como as residências para estudantes”.



A maior parte destes projectos (345) são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e câmaras municipais.

“Com 142 edifícios já reabilitados, os projectos localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respectivos municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local”, refere o comunicado, precisado que são já 89 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.

O comunicado sublinha que o IFRRU 2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal.

Lusa/DI