
Hipoges
Hipoges aumenta a sua receita em 17% e diversifica a sua actividade
A Hipoges alcançou em 2024, 51 mil milhões de euros em activos sob gestão, acrescentando 27 novas carteiras e ultrapassando as 150 carteiras sob gestão. A empresa, que actua na gestão de activos no Sul da Europa, alcançou em 2024 um importante avanço em termos de diversificação, graças ao crescimento da sua actividade fora do serviço e às sinergias estabelecidas com todas as suas empresas associadas, tendo 50% das suas receitas sido obtidas em actividades diferentes da sua atividade principal. A empresa aumentou o seu volume de negócios em 17% em 2024.
O anúncio foi feito pelos CEOs da Hipoges, Hugo Velez e Claudio Panunzio, bem como pela General Manager, Margarida Maia, durante o evento Town Hall 2025 que a empresa realizou em março, reunindo via streaming os quase 2.000 colaboradores nos seus 11 escritórios em Espanha, Portugal, Itália e Grécia.
“2024 foi o melhor ano da nossa história em termos de desempenho, receitas e rentabilidade”, afirmou Hugo Velez. “Aumentámos os nossos ativos, expandimos a nossa base de clientes e reforçámos o nosso negócio, consolidando tanto as nossas geografias como as novas linhas de negócio. Estamos orgulhosos deste progresso e estamos confiantes de que estamos na direção certa para sermos um dos grandes grupos do sector.”
Claudio Panunzio afirmou que a Hipoges enfrenta o desafio de continuar a crescer de forma sustentável depois de “ter atingido marcos importantes, o que nos coloca numa posição de maior responsabilidade para o futuro”. “A prestação de serviços continua a ser a nossa atividade principal. Mas, sobretudo em Espanha e Portugal, queremos progredir e aproveitar a nossa experiência e força para inovar em propostas de valor dirigidas ao setor bancário e financeiro, e assim competir em novos formatos de contratação. Estamos clara e decididamente empenhados em liderar a transformação do mercado, consolidando a nossa posição de servicer de referência”, explica.
Hipoges atinge 51 mil milhões de euros em ativos sob gestão
A Hipoges encerrou o ano fiscal de 2024 com uma carteira de activos sob gestão superior a 51.000 milhões de euros, com uma evolução anual que evidencia um crescimento sustentado. Durante o ano passado, adicionou 27 novas carteiras em todos os mercados onde opera, ultrapassando as 150, pertencentes a todos os tipos de clientes, incluindo bancos, instituições bancárias e fundos de investimento.
As receitas do grupo aumentaram 17%. Assim, embora a sua atividade principal, o servicing, continue a ser a espinha dorsal do projeto, a Hipoges aumentou as suas receitas provenientes de outras linhas de negócio para quase 50%, aprofundando a diversificação dos seus serviços para ganhar em eficiência e sustentabilidade económica, com uma força de trabalho consolidada de mais de 1.800 profissionais a nível mundial.
“Graças ao esforço e apoio de toda a plataforma, e também à incorporação de diferentes linhas de negócio, novas geografias e filiais, triplicámos a nossa dimensão nos últimos cinco anos”, refere Margarida Maia, General Manager da Hipoges. “O nosso objectivo é continuar a estabelecer sinergias entre o nosso core business e a diversificação dos serviços que prestamos, aproveitando a nossa dimensão, experiência e acesso ao mercado para continuar a crescer”, termina.
Por mercados, Espanha é o país mais relevante em termos de contribuição para as receitas totais e activos sob gestão, seguido de Portugal, Itália e Grécia. Durante o ano de 2024, a empresa consolidou a sua posição no negócio tradicional, incorporando carteiras relevantes sob gestão, e levou a cabo uma estratégia focada no reforço do segmento de servicing bancário, nomeadamente no Non-Performing Loans (NPL).
Em Portugal, a Hipoges manteve níveis óptimos de rentabilidade, apoiada na assinatura de novos contratos de prestação de serviços bancários e na sua expansão para áreas complementares como os seguros e as utilities.
Itália é um mercado estratégico para a Hipoges, onde a incorporação de novos produtos - como o MedioCredito Centrale (MCC) e performing loans - acelerou o seu crescimento. A empresa adicionou novas carteiras em Itália, consolidando a sua presença no mercado bancário e expandindo a sua oferta em segmentos-chave.
O mercado grego continua a ser um mercado complexo, no qual a empresa registou progressos significativos com muito esforço. Destaca-se a obtenção e a renovação da licença nacional de gestão, que lhe permitiu aceder à sua primeira carteira de NPL, bem como uma forte atividade de aconselhamento em matéria de aquisição de carteiras e de contratos imobiliários.
Sinergia de empresas do Grupo
No que diz respeito às empresas do Grupo Hipoges, tanto a evolução dos seus sectores como a integração com a Hipoges estão a progredir a bom ritmo. Destaca-se o bom desempenho económico e as sinergias geradas com a KPI, plataforma de gestão de ativos hoteleiros; a Domus RE, especializada na gestão, desenvolvimento e comercialização de projetos e portefólios imobiliários; a plataforma digital de mediação hipotecária, Finanwin; a Hemisphere, na avaliação imobiliária; a Finprop Capital, gestora de fundos de investimento alternativos; e a Cobo, dedicada à construção, reabilitação e facility management.
A empresa reforçou o seu compromisso com a qualidade na prestação de serviços através da obtenção de várias certificações junto das entidades reguladoras dos quatro países onde opera. Em Portugal, opera sob a supervisão da CMVM no veículo de titularização Ares Lusitani, enquanto na Grécia já dispõe de uma licença nacional de servicing, um requisito obrigatório ao abrigo da diretiva europeia, que está também em processo de obtenção em Portugal, Itália e Espanha.
A nível operacional, implementou mais de 50 projectos destinados a aumentar a eficiência, a sofisticação e a automatização; definiu uma nova estrutura organizacional e alcançou marcos importantes em termos de normalização de processos; optimização da gestão de empréstimos e dos procedimentos legais; transparência e qualidade dos relatórios; e conversão de oportunidades em vendas efetivas através do marketing.
Em termos de futuro, a Hipoges pretende avançar com um plano ambicioso até 2027, que prevê o crescimento nos mercados atuais e a entrada em novos países como Alemanha, França e Brasil, bem como o investimento na melhoria da sua infraestrutura tecnológica e na otimização dos custos, com o objectivo de aumentar a sua margem operacional.
Em 2025, a empresa irá concentrar os seus esforços no sector bancário, no qual pretende oferecer produtos altamente especializados para responder às necessidades dos bancos e das instituições financeiras.