CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Onde existem mais imóveis disponíveis no concelho do Porto? No Centro histórico

19 de julho de 2021

A União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, conhecida como a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, é a que reúne mais oportunidades no mercado imobiliário.

De acordo com o Guia de Zona da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, da Reatia, plataforma de inteligência artificial para o imobiliário, existem no concelho do Porto 7009 imóveis disponíveis, os apartamentos de tipologia T3 são os que apresentam preços mais vantajosos, com o valor médio do m² a fixar-se em 2178 euros.

A localização emblemática e central no Porto, o património e a grande procura turística, tendem a valorizar, ano após ano, os imóveis nesta localização. Também o surgimento de novos negócios, o regresso de antigos e a chegada de novos moradores ao centro do Porto, bem como a reabilitação urbana, são os principais motivos deste progresso.

Das sete freguesias do concelho do Porto, esta freguesia tem 4509 apartamentos para investir e mais 1208 espaços comerciais.

De acordo com a Reatia, as atracções, património e comodidades oferecidas por esta freguesia do Centro Histórico do Porto, revelam-se bons argumentos para investir numa propriedade. No caso de um apartamento, é a tipologia T1 que oferece maior diversidade. Estão disponíveis no mercado 1865 apartamentos desta tipologia (1188 para venda, 462 para arrendamento e 215 referentes a outros tipos de negócio). De seguida, é a tipologia T2 que mais oportunidades de negócio oferece, com a disponibilização de 1065 apartamentos.

No investimento, a opção por um apartamento com mais assoalhadas pode compensar

Na hora de investir num apartamento, saiba que, quanto maior a tipologia, menor o preço médio a pagar por m², por norma. Nesta localização, considerando que um apartamento T2 tem um preço m² médio de 2577 euros, adquirir um imóvel deste tipo com uma área de 90m2, irá custar-lhe quase 232 000 euros. Se pretender adquirir antes um apartamento T3, considerando o preço m² médio de  2178 euros e uma área de 115 m² , este irá custar-lhe mais de 250 000 euros.

"Se, por um lado, o cariz emblemático e o turismo trazem muitas oportunidades de negócio, também é verdade que a valorização dos imóveis, com preços mais elevados, é inevitável. A União de Freguesias do Centro Histórico do Porto apresenta preços mais elevados em muitas tipologias de apartamentos, quando comparada com as restantes freguesias do concelho. Contudo, é um investimento que pode gerar retorno futuro, dada a procura constante por imóveis nesta localização", refere a plataforma em comunicado.