CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Março foi o mês do primeiro trimestre onde os preços das casas mais subiram

7 de abril de 2022

Ao longo dos três primeiros meses do ano, os preços médios das casas aumentaram 3,5%, sendo que Março se destaca como o mês em que o preço das habitações mais subiu no período. O preço médio por metro quadrado aumentou, assim, para 2.094 euros, avança o Doutor Finanças. 

“O índice de preços da Alfredo é uma ferramenta muito útil para que quem quer comprar ou vender casa possa ter noção do que está a ser praticado em termos de preços no mercado, uma vez que o índice reflecte os valores das transações efetivamente realizadas”, afirma Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Neste primeiro trimestre, o preço dos apartamentos registou um aumento médio, em Março, de 1,3%, para 2.684 euros, por metro quadrado. Já o valor das moradias aumentou 1,2%, para 1.077 euros, por metro quadrado.

Lisboa continua a ser a capital de distrito com o preço médio mais elevado (3.608 euros por metro quadrado), com o valor a estar oito vezes acima do verificado na Guarda, que se encontra no final da tabela como a cidade portuguesa onde os preços são mais baixos (416 euros). Do total das 20 cidades de distrito acompanhadas, apenas três registaram quedas nos preços, em Março.

Os dados da Alfredo apontam assim para um crescimento contínuo dos preços da habitação em Portugal, prolongando a tendência registada em 2021, ano histórico para o mercado português, uma realidade já corroborada pelos dados oficiais do INE referentes ao ano passado.

Funchal é a capital onde as casas se vendem mais depressa

O índice da Alfredo permite ainda analisar o tempo que demora entre um vendedor colocar o imóvel no mercado e a casa ser efetivamente vendida.

O Funchal é a capital de distrito com o tempo médio de absorção mais baixo de todo o país (122 dias). Do lado oposto está Portalegre, onde as casas demoram 209 dias até serem alienadas.

"O mercado residencial português continua a apresentar uma forte dinâmica, ocupando o 8.º lugar no ranking do FMI das subidas do imobiliário a nível mundial. O Índice de Preços Alfredo, do qual o Doutor Finanças faz parte, provou ser uma ferramenta importante para quem tenta antecipar os movimentos do mercado antes dos dados oficiais", salienta Gonçalo Abreu, um dos co-fundadores da Alfredo.

O Índice de Preços Alfredo reúne, em tempo real, informação de vários portais públicos e sites de agências imobiliárias, dados de transação e algoritmos avançados de Inteligência Artificial, um conjunto de dados que permite mostrar com maior realidade a evolução dos preços dos imóveis em Portugal.

Em Abril, a Alfredo vai agora exportar esta tecnologia para os mercados de Espanha e Inglaterra, de forma a ser possível acompanhar a dinâmica destes mercados da mesma forma.