CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Investidores internacionais rendidos à Comporta

26 de novembro de 2020

Em 2020, a Engel & Volkers, rede alemã de mediação imobiliário de luxo, revela que se assiste a uma procura muito forte de propriedades na Comporta. Clientes internacionais representam 80% do mercado. Espanhóis, Franceses e Belgas são os mais interessados.

De acordo com a rede alemã, a Comporta, localizada cerca de 120 quilómetros a sul de Lisboa, registou o lançamento de um volume significativo de novos projectos de hotéis de cinco e quatro estrelas e resorts, bem como a promoção de novas moradias e apartamentos privados ao longo da costa alentejana. "Portugal é um dos países mais procurados na Europa para investir devido à tributação favorável, à autorização de residência ligada ao investimento, e ao clima agradável e elevado nível de vida que é proporcionado. É por isso que em 2020, assistimos uma procura muito forte de propriedades na Comporta", explica Vitor Paiva, Licence Partner da Engel & Völkers Comporta.

Sector premium com grande procura

Este ano foram atingidos preços de venda de seis mil euros por metro quadrado para apartamentos, enquanto as casas e moradias foram vendidas por valores até três milhões de euros. Os critérios mais importantes para os compradores são a localização tranquila, a vista para o mar ou para a serra, bem como o interior moderno e de alta qualidade. Cerca de 80% dos investidores que procuram oportunidades imobiliárias ou de hospitalidade turística na Comporta são internacionais. Vêm principalmente de Espanha, França e Bélgica, seguidos pela Alemanha, Suíça, Reino Unido, Turquia e EUA. Apesar da pandemia, em 2020 houve uma grande procura no sector imobiliário, uma vez que Portugal foi dos países europeus com menos casos durante a primeira vaga.

Perspectivas: Aumento considerável dos investimentos no próximo ano

A Engel & Völkers espera que o número de investimentos cresça nos próximos 12 meses. "Muitos compradores privados vão estar à procura de um ‘porto de abrigo’ para desfrutar de uma escapadela das cidades. Além disso, dada a oportunidade de desenvolvimento de novos projectos ao longo da costa, estamos a antecipar um aumento de compradores locais e internacionais, uma vez que esperamos que haja uma retoma do turismo a partir do segundo trimestre de 2021", conclui Vitor Paiva.

A Engel & Volkers indica ainda, que os investidores que procuram o mercado imobiliário português para obter o Visto Gold, podem ter excelentes perspectivas de ganhos de capital nos próximos anos. Outras novas áreas emergentes vão incluir a aldeia do Carvalhal (Grândola) e a zona de Melides. Aqui a procura é muito elevada devido à proximidade do mar e da serra, e à disponibilidade de grandes quintas, dando uma sensação de vida rural e de privacidade”.