CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Granjo: O projecto no centro do Porto que une habitação a residência de estudantes

26 de julho de 2021

Localizado na Rua António Granjo, no Bonfim, centro do Porto, nasce Granjo, um projecto residencial inovador que junta uma residência para estudantes e um edifício residencial.

Com promoção da join-venture belga Cetim e Promiris, a construção está a cargo da Garcia Garcia, especializada no design and build de edifícios residenciais, comerciais, industriais e logísticos. A construtora nacional é responsável pela edificação dos seis blocos do edifício, um de habitação com 16 apartamentos, tipologias T1 e T2, e cinco blocos destinados à residência de estudantes, com 212 quartos, cuja conclusão está prevista para dezembro 2021.

Este projeto, que agrega reabilitação e construção nova, está a ser construído numa antiga fábrica de materiais de construção, dando agora lugar a um moderno edifício residencial. Com autoria do gabinete Fragmentos, o projecto de arquitectura prevê, em termos arquitetónicos, a manutenção dos traços originais de caráter industrial, conservando as linhas da fachada existentes e a imponente chaminé que marca o complexo. 

Preservação da identidade do edifício versus modernidade

A nova residência vem potenciar o espaço onde se insere, conferindo uma nova dinâmica e utilidade às instalações anteriormente devolutas. Permitirá ainda suprir de certo modo a crescente necessidade do mercado estudantil, que se depara com a carência de alojamentos disponíveis na cidade, quer para os estudantes nacionais quer estrangeiros.

A Garcia Garcia é responsável pela construção dos seis blocos do edifício, um de habitação com 16 apartamentos de tipologias T1 e T2 e cinco blocos destinados a residência de estudantes, com 212 quartos. A residência conta ainda com um amplo espaço verde, lavandaria, ginásio, salas de estudo e várias áreas sociais.

A fachada e a chaminé industrial existente no interior do complexo foram alvo de reabilitação e mantidas em conformidade com as respetivas versões originais. O resto do edifício foi concebido de encontro às linhas industriais que caraterizavam o local, mantendo assim assegurada uma linguagem arquitetónica industrial e moderna.

O Grupo Promiris, de origem belga, um dos promotores deste projecto em parceria com a empresa Cetim, actua em Portugal desde 2017, estando também presente no Luxemburgo e na Bélgica. Na carteira de investimentos estão contemplados todo o tipo de conceitos residenciais, entre os quais residências séniores (sem medicalização) e estudantis, condomínios residenciais, edifício de escritórios e projectos imobiliários mistos, sempre localizados em contextos urbanos de referência. 

Actualmente, a Promiris está a desenvolver vários projectos em território nacional, marcando presença as cidades do Porto, Lisboa e Vila Nova de Gaia. 

Ficha Técnica do Projecto:

Construção: Garcia Garcia

Localização: Bonfim, Porto

Área de Construção: 7.000 m²

Prazo de execução: 22 meses