CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Freguesia de Santo António tem os imóveis mais caros da cidade de Lisboa

31 de agosto de 2021

A  freguesia de Santo António é uma das zonas mais luxuosas e exclusivas de Lisboa, e com grande procura internacional. A  Avenida da Liberdade ou a Rua do Salitre apresentem dos valores médios por metro quadrado mais caros da cidade e até do país.

Segundo o Guia de Zona da Freguesia de Santo António, em Lisboa, lançado hoje pela Reatia, plataforma de inteligência artificial para o imobiliário, esta é a freguesia com os imóveis mais caros no mercado. Adquirir um apartamento nesta área da capital  exige um investimento médio, em quase todas as tipologias, superior a 6000 euros/m2. No caso de arrendamento, será necessário, no mínimo, um investimento mensal de 1300 euros.

Esta localização é morada de 11 074 habitantes e conta com 1526 oportunidades de negócio no mercado imobiliário. Dada a sua centralidade, o mercado residencial em Santo António é totalmente dominado pela oferta de apartamentos. A tipologia T2 é a mais frequente, com a existência de 314 apartamentos, seguida da tipologia T1, com 257 apartamentos. No total, podem encontrar-se nesta freguesia 1074 apartamentos, 15 moradias e 330 oportunidades relacionadas com espaços comerciais.

Segundo a REATIA, na hora de investir num apartamento, quase todas as tipologias excedem o preço m² médio de 6000 euros, com excepção da T5, a tipologia com preço m² médio mais vantajoso: 5819 euros. Se optar pelo arrendamento, arrendar nesta zona que combina história e inovação no coração da cidade, significa gastar mensalmente, no mínimo, cerca de 1300 euros. Arrendar um apartamento T2 em Santo António tem um preço médio de 1699 euros, enquanto um apartamento T3 apresenta uma renda média mensal de 2180 euros.

Adquirir ou arrendar um imóvel em Santo António exige um investimento elevado. O market report da Reatia indica que arrendar um apartamento de tipologia T5 pode ser mais vantajoso do que um T4. Neste caso, é esperado arrendar um T4 por uma mensalidade média de 3204 euros, enquanto que o valor médio desce para 1945 euros no caso de um apartamento T5, apesar de haver menos imóveis disponíveis desta tipologia.