CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Desconfinamento traz boas expectativas aos negócios de compra e venda de imóveis

9 de julho de 2021

Em Maio, as expectativas de 53,2% dos profissionais do sector imobiliário inquiridos num estudo da Imovirtual são para que os negócios aumentem até 25% ou mais nos próximos três meses.

Segundo o portal imobiliário, esta é uma evolução significativa em relação a Abril de 2020, auge do primeiro confinamento, quando 48,9% dos inquiridos afirma não ter realizado transacções, um valor que tem diminuído progressivamente desde então.

Em Maio último registaram-se melhorias nas transacções dos negócios de compra e venda face ao mês anterior, em comparação com os resultados verificados nos meses de Abril, Junho e Setembro de 2020. Em Maio deste ano, 13,9% dos negócios aumentaram as suas transacções e 31,7% mantiveram-se, o que demonstra um aumento e estabilização progressivos, em paralelo com a diminuição também progressiva dos que fizeram poucas ou nenhumas transacções.

No que toca às expectativas dos profissionais para o aumento dos negócios do sector para os próximos três meses, o estudo do Imovirtual indica que 36,7% afirmam que vai aumentar até 25% e 16,5% respondem mais de 25%, num total de 53,2% (em comparação com 25,2% em Abril de 2020).

 A grande maioria dos profissionais inquiridos no mês em análise (66,7%) acreditam que os preços do imobiliário vão manter-se nos próximos três meses. 20,9% acreditam que os valores deverão subir nos próximos tempos, mas apenas 2,4% acham que será mais do que 25% em relação aos valores actuais.

 Relativamente ao número de clientes compradores, 28,5% dos profissionais do sector destacam um aumento do interesse em comprar, em Maio, comparativamente a Fevereiro de 2021, que registou 16,3%. Já 38,7% dos profissionais indicam que o interesse dos clientes compradores se manteve, ainda que 31,1% refira que diminuiu. Quanto ao número de clientes vendedores interessados em vender as suas casas, 43,1% dos inquiridos acredita que o interesse se manteve e 14,3% confirma que aumentou. 38,9% dos profissionais considera que o número diminuiu em Maio.

Sobre o mercado da construção, 47,7% dos profissionais estimam que o mesmo vai manter-se ou crescer moderadamente e 34,8% estimam crescimento nos próximos meses. No mercado de arrendamento de longa duração, 43% estimam estabilidade, sendo que 42,8% dos profissionais espera um aumento deste mercado.